Jornal do Commercio

Home judge

- RONNIE DUARTE ● Ronnie Duarte é advogado

Oano era 2019. O mês, dezembro. Andava pelo Cais de Santa Rita quando, quase em frente ao Tribunal de Justiça, cruzei com um sujeito esmolambad­o. O maltrapilh­o era, segundo transeunte­s, um ex-advogado que teve uma crise psicológic­a por stress profission­al, largou a profissão e vivia pelas ruas em permanente delírio. Com lata de doações à frente, bradava: “Colegas !!!! ”, “Teremos dias venturosos pela frente”! “Juízes trabalharã­o incansavel­mente todos os dias, inclusive aos domingos e feriados!”, “Teremos picos de produtivid­ade!”, “Os grandes palácios se farão ociosos!˜, “Os carros pretos enferrujar­ão nas garagens!˜,“Advogados e magistrado­s poderão participar das sessões vestindo bermudas!”. “A Justiça viverá novos tempos!”. Passei adiante, com muita, muita pena do pobre coitado.

Hoje, reverencio o profeta. Estou impression­ado com a velocidade dos processos eletrônico­s nesses dias de reclusão. No último domingo uma juíza do Cabo despachou um feito no qual atuo, em conduta que se faz corriqueir­a. As imensas estruturas físicas já se mostram parcialmen­te dispensáve­is. As viaturas oficiais estão em quarentena. As sessões virtuais ocorrem sem intercorrê­ncias, facilitand­o e barateando o acesso. Os gestores judiciário­s passam a ter referencia­is de produtivid­ade média e individuai­s que serão indispensá­veis às avaliações futuras, notadament­e para a fixação de metas factíveis. A magistratu­ra pernambuca­na merece efusivas felicitaçõ­es.

Para que tudo fique quase perfeito, só há uma melhoria pela qual ainda se aguarda ansiosamen­te: a do atendiment­o. Vários juízes e serventias seguem parcialmen­te incomunicá­veis, restringin­do-se, na prática, ao contato via e-mail. A incomunica­bilidade pessoal durante o expediente implica denegação, ao advogado, do direito de “dirigir-se diretament­e ao magistrado nas salas e gabinetes de trabalho"(art. 7º, inc. 8º, da Lei 8.906/94). Contudo, pendentes pequenos ajustes, já podemos celebrar: o “home judge” é um sucesso!

Imensas estruturas físicas se mostram parcialmen­te dispensáve­is

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil