Fer­nan­do Cas­ti­lho

Jornal do Commercio - - Primeira Página - FER­NAN­DO CAS­TI­LHO Twit­ter: Te­le­fo­ne: cas­ti­lho@jc.com.br jc_jc­ne­go­ci­os (81) 3413.6536

Em­pre­sas es­tão se be­ne­fi­ci­an­do dos ju­ros de cur­to pra­zo da ta­xa Se­lic a 3%.

Em­bo­ra a ta­xa Se­lic es­te­ja em 3% ao ano, as em­pre­sas que es­tão to­man­do cré­di­to pa­ra pra­zos mais lon­gos já es­tão pa­gan­do IPCA+5% o que sig­ni­fi­ca que a ta­xa dos con­tra­tos é per­to de 8%. O mo­vi­men­to re­fle­te as ex­pec­ta­ti­vas do mer­ca­do ban­cá­rio quan­to ao Bra­sil da­qui a 10 anos, uma ba­se pa­ra tra­zer a va­lor pre­sen­te os va­lo­res dos con­tra­tos.

É um mo­vi­men­to in­ver­so ao do co­me­ço do go­ver­no Mi­chel Te­mer, quan­do a ta­xa Se­lic es­ta­va em 14% e os ban­cos co­bra­vam ju­ros de 6% nos con­tra­tos fu­tu­ros.

Se­gun­do o economista e part­ner da Mont Ca­pi­tal As­set, Tho­bi­as Sil­va, a ele­va­ção das ta­xas no fu­tu­ro sig­ni­fi­ca que o mer­ca­do ban­cá­rio ava­lia que o Bra­sil es­ta­rá mais fra­gi­li­za­do, mais en­di­vi­da­do e com mais di­fi­cul­da­des nas con­tas pú­bli­cas de mo­do que, em 10 anos, os em­prés­ti­mos te­rão que pa­gar um prê­mio mai­or.

O mo­vi­men­to aju­da as gran­des em­pre­sas. Elas já es­tão se be­ne­fi­ci­an­do dos ju­ros de cur­to pra­zo da ta­xa Se­lic a 3% e que são as que es­tão fa­zen­do as gran­des ope­ra­ções – in­clu­si­ve pa­ra ca­pi­tal de gi­ro – exa­ta­men­te por te­rem aces­so pri­vi­le­gi­a­do aos ban­cos. De uma for­ma ge­ral, ava­lia Tho­bi­as Sil­va, as em­pre­sas com ações em Bol­sa no Bra­sil es­tão se be­ne­fi­ci­an­do des­sas ta­xas. Pri­mei­ro por­que a co­vid-19 che­gou quan­do, de uma for­ma ge­ral, as em­pre­sas da Bo­ves­pa es­ta­vam mui­to ca­pi­ta­li­za­das e, exa­ta­men­te por es­sa con­di­ção, es­tão po­den­do cap­tar em me­lho­res con­di­ções de mer­ca­do. Os ban­cos são quem as pro­cu­ram. É um qua­dro bem di­fe­ren­te das pe­que­nas em­pre­sas, que so­frem até pa­ra ter aces­so aos ban­cos e for­mu­la­rem seus pe­di­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.