Amé­ri­ca do Sul é o no­vo epi­cen­tro

OMS No con­ti­nen­te, Bra­sil é o país mais pre­o­cu­pan­te, diz o di­re­tor-exe­cu­ti­vo da or­ga­ni­za­ção

Jornal do Commercio - - Primeira Página -

Anún­cio da OMS foi fei­to no dia em que o Bra­sil re­gis­trou 1.001 no­vas mor­tes por cau­sa da pan­de­mia.

BRU­XE­LAS – A Amé­ri­ca La­ti­na é o no­vo epi­cen­tro da pan­de­mia de co­ro­na­ví­rus e o Bra­sil é o país mais pre­o­cu­pan­te, dis­se on­tem, em en­tre­vis­ta pe­la in­ter­net, Mi­cha­el Ryan, di­re­tor-exe­cu­ti­vo da Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de OMS)).

O Bra­sil re­gis­trou on­tem 1.001 no­vas mor­tes cau­sa­das pe­la co­vid-19 nas úl­ti­mas 24 ho­ras, ele­van­do o to­tal de óbi­tos pe­la do­en­ça pa­ra 21.048, se­gun­do o Mi­nis­té­rio da Saú­de. De on­tem pa­ra ho­je, hou­ve re­gis­tro de 20.803 no­vos ca­sos de in­fec­ção pe­lo no­vo co­ro­na­ví­rus e ago­ra são 330.890 pes­so­as con­ta­mi­na­das.

Nas du­as úl­ti­mas se­ma­nas, em nú­me­ros ab­so­lu­tos, o Bra­sil sal­tou da sé­ti­ma pa­ra a se­gun­da po­si­ção en­tre as na­ções com mais ca­sos de co­vid-19. Fi­ca atrás ape­nas dos Es­ta­dos Uni­dos, com mais de 1,5 mi­lhão, se­gun­do a pla­ta­for­ma Uni­ver­si­da­de Johns Hop­kins. Es­ti­ma­ti­vas tam­bém di­vul­ga­das nes­ta sex­ta pe­lo Im­pe­ri­al Col­le­ge in­di­cam que a trans­mis­são da do­en­ça con­ti­nua ace­le­ran­do no Bra­sil. A ta­xa de con­tá­gio (Rt), que in­di­ca pa­ra quan­tas pes­so­as em mé­dia ca­da in­fec­ta­do trans­mi­te o co­ro­na­ví­rus, foi cal­cu­la­da em 1,3 (quan­do es­tá aci­ma de 1, a trans­mis­são es­tá fo­ra de con­tro­le).

O cen­tro de epi­de­mi­o­lo­gia da uni­ver­si­da­de, re­fe­rên­cia no acom­pa­nha­men­to de do­en­ças trans­mis­sí­veis, cal­cu­la que 6.980 mor­tes ocor­ram es­ta se­ma­na, va­ri­an­do de 5.850 a 8.070. O nú­me­ro es­ti­ma­do é o mai­or nú­me­ro en­tre os 54 paí­ses com trans­mis­são ati­va (ao me­nos cem mor­tes re­gis­tra­das des­de o co­me­ço da pan­de­mia e pe­lo me­nos dez mor­tes nas úl­ti­mas du­as se­ma­nas).

Em se­gun­do lu­gar es­tá o Rei­no Uni­do, com 2.400 mor­tes na se­ma­na, mas com uma ta­xa de con­tá­gio de 0,84, o que mos­tra a trans­mis­são sob con­tro­le. Os Es­ta­dos Uni­dos não en­tra­ram nes­ta edi­ção por­que fo­ram ob­je­to de um es­tu­do em se­pa­ra­do, com com­pa­ra­ções en­tre seus es­ta­dos. So­bre o es­ta­do da pan­de­mia no Bra­sil, Mi­cha­el Ryan afir­mou que, em­bo­ra o mai­or nú­me­ro de ca­sos se­ja em São Pau­lo, a si­tu­a­ção mais sé­ria é a do Ama­zo­nas, que tem o mai­or nú­me­ro de ca­sos em re­la­ção à população.

O di­re­tor-exe­cu­ti­vo men­ci­o­nou es­pon­ta­ne­a­men­te a apro­va­ção pe­lo Bra­sil do uso de clo­ro­qui­na pa­ra o tra­ta­men­to de co­vid-19 e res­sal­tou que não há evi­dên­ci­as de que o me­di­ca­men­to se­ja efi­caz pa­ra com­ba­ter a do­en­ça. A OMS apoia o uso de clo­ro­qui­na ape­nas em es­tu­dos clí­ni­cos em hos­pi­tal, e sob acom­pa­nha­men­to mé­di­co.

A lí­der téc­ni­ca da OMS, Ma­ria van Kerkho­ve, afir­mou que os paí­ses de­vem fi­car aten­tos pa­ra o fa­to de que há gru­pos vul­ne­rá­veis e que go­ver­nos pre­ci­sam ga­ran­tir que to­dos pos­sa ser tes­ta­dos e tra­ta­dos.

Uni­ver­si­da­de diz que trans­mis­são es­tá fo­ra de con­tro­le no Bra­sil

LEI­TOS Si­tu­a­ção mais sé­ria é a do Ama­zo­nas, que tem o mai­or nú­me­ro de ca­sos em re­la­ção à população

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.