Jornal do Commercio

Tempo confirma a excelência

- JOSÉ TELES teles@jc.com.br

Ojazz está morto? Não no disco intitulado Jazz Is Dead 001, empreitada de Ali Shaheed Muhammad (do A Tribe Called Quest) e do produtor e DJ Adrian Younge, este bastante presente na música de L.A, autor de trilhas sonoras, e que assina com Ali, Untitled 06, de Kendrick Lamar, com Cee Lo Green.

Os dois montaram o álbum com material de um projeto, do qual veio o título do disco, surgido em 2017, em Los Angeles. A ideia foi concebida pelo produtor de shows Andrew Lojero. Uma série de apresentaç­ões de Ali e Adrian em clubes de L.A com músicos convidados, alguns entre os mais sampleados pela turma do rap e afins.

Sob o nome de Midnight Hour, a dupla apresentou-se com nomes feito o organista Roy Ayers, o saxofonist­a Gary Bartz, veteranos do jazz, o flautista Brian Jackson (que tocava com Gil Scott-Heron), e brasileiro­s que estão desde os anos 90 na mira dos samples, João Donato, Marcos Valle e o Azymuth. O projeto foi além dos palcos. A dupla leva os convidados para o estúdio, o que gerou gravações que prometem uma longa sequência de Jazz Is Dead.

Roy Ayers, aos 79 anos, é uma entidade do jazz e está à vontade com os músicos de gerações e estilos diferentes. Deve ter aprendido a lição de Miles Davis, que acompanhou o desenvolvi­mento da música, apreendend­o o novo e redirecion­ando-o. Aliás, o saxofonist­a Gary Bartz foi músico da banda de Davis. Sua faixa, Distant Mood, tem participaç­ão do baterista Greg Paul, requisitad­o músico de estúdio de Los Angeles, que tem também seu próprio trio de jazz.

Quase inteiramen­te instrument­al, Jazz Is Dead ratifica que o gênero nunca esteve tão vivo, e caprichado no groove, com influência­s cada vez mais amplas. O disco vai do balanço de Conexão, com João Donato, 86 anos, com seu facilmente identificá­vel e influente estilo de tocar teclados. Também no teclado, Marcos Valle, 77, comanda o groove de Não Saia da Praça. Numa de suas músicas mais doidaças, o Azymuth toca com Ali e Adrian o tema mais longo do disco (nove minutos), com laivos de psicodelia, chamado Apocalípti­co.

O Midnight Hour é assumidame­nte retrô e admirado do funk jazz dos anos 70. Ali e Adrian misturam sonoridade­s de décadas e estilos diferentes, dando-lhes contempora­neidade.

 ??  ?? DUO O produtor e DJ Adrian Younge e Ali Shaheed Muhammad
DUO O produtor e DJ Adrian Younge e Ali Shaheed Muhammad
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil