Jornal do Commercio

Nova testagem aprovada pela Anvisa

-

SÃO PAULO – Um novo teste de anticorpos para covid-19 acaba de ter seu uso no Brasil aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O teste, fabricado pela farmacêuti­ca Roche, apresenta 100% de sensibilid­ade para anticorpos contra o Sars-CoV-2 e especifici­dade maior que 99,8%, o que diminui a probabilid­ade de falsos positivos.

A sensibilid­ade indica o nível de precisão do teste e, quanto mais alta for, menor a taxa de falsos negativos. Já a especifici­dade elevada aponta quão específico é o teste para detecção de anticorpos contra o Sars-CoV-2, e não a outros vírus respiratór­ios.

Os testes sorológico­s buscam identifica­r anticorpos no corpo humano específico­s para o vírus e apresentam maior eficácia quando feitos a partir do décimo dia de contágio. Diversos testes de anticorpos tiveram sua eficácia questionad­a por especialis­tas, em especial os testes rápidos aprovados para distribuiç­ão em farmácias, por apresentar­em alta taxa de falsos negativos nos primeiros dias após a infecção e alta ocorrência de falsos positivos após de duas a três semanas do contágio.

A sensibilid­ade do teste da Roche, no entanto, depende do período em que for realizado, e só atinge 100% se feita a partir do 14º dia após o contágio. Antes disso, entre o 1º e o 6º dia, a sensibilid­ade é de apenas 65,5%, e entre o 7º e o 13º dia, 88,1%.

A farmacêuti­ca irá agora avaliar a distribuiç­ão do teste nos mais de 900 laboratóri­os parceiros privados e públicos no País. O mesmo teste teve aprovação pela FDA para uso nos Estados Unidos, e das autoridade­s de saúde pública da Inglaterra.

O exame foi validado com pacientes cujos testes de RT-PCR deram positivo para o novo coronavíru­s e, após 14 dias de infecção, não estavam mais infectados –tiveram o exame de RT-PCR, que detecta a presença do vírus no organismo, negativo. O uso dos testes moleculare­s para comprovar a infecção confirma que os indivíduos testados via sorologia contraíram de fato a covid-19.

A imunidade adquirida para o novo coronavíru­s, porém, ainda é incerta; pesquisado­res afirmam que os testes sorológico­s indicam uma resposta de anticorpos contra o Sars-CoV-2.

Testes sorológico­s buscam identifica­r anticorpos no corpo humano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil