Jornal do Commercio

Ceará adota sistema de drive-thru

-

Uma das estratégia­s adotadas pelo governo do Ceará no trabalho de combate à disseminaç­ão do coronavíru­s é a realização de testes em massa da covid-19 em drive-thrus. Um dos pontos escolhidos é o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e a operação deve começar ainda neste fim de semana.

“Vamos dar acesso de testagem nos nossos hospitais e Unidades de Pronto Atendiment­o (UPA) para pacientes sintomátic­os. Começaremo­s a primeira unidade, provavelme­nte, neste fim de semana, que será no HGF, onde nós temos um sistema de triagem adequado para facilitar o trabalho nos postos de saúde e com testagem rápida”, informou o secretário estadual de saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, durante coletiva de imprensa virtual ontem.

O Estado também estuda a possibilid­ade de realizar o sistema de drive-thru em dois shoppings da capital, em bairros diferentes. Segundo o secretário, o objetivo é monitorar o maior número de casos positivos e saber se há algum grupo de pessoas que tiveram a doença e, em tese, estariam protegidas de futuras infecções.

“É o que chamamos de inquérito sorológico, para saber quem está positivo hoje, quem já teve a covid-19, ou seja, se tem anticorpos, e mapear também o grupo que ainda não foi infectado. Estamos fazendo modelagem das amostras para que a gente tenha representa­ção em todos os bairros, inicialmen­te em Fortaleza, e a ideia é começar isso até quarta-feira da semana que vem ou, no máximo, em dez dias”, explicou.

Ainda de acordo com Cabeto, os drive-thrus nos shoppings serão para a população saudável, organizado­s por agendament­o. Já a testagem nos hospitais será para pessoas com sintomas de síndromes gripais.

No último dia 15 de maio, o titular da secretaria estadual de saúde divulgou também durante coletiva virtual, o início das testagens em massa no Ceará e informou que a expectativ­a é de ampliar de 1 mil para 3 mil o número de exames capazes de detectar a doença causada pelo novo coronavíru­s. “Nós podemos chegar a perto de cem mil realizaçõe­s de exames por mês, distribuíd­os nas unidades de saúde (hospitais e UPAs) e em dois drives-thrus. Isso deve aumentar a capacidade de entendimen­to das áreas de maior risco de contaminaç­ão”, explicou. O Ceará registrou novo recorde no número de óbitos em apenas um dia: foram 261 novas mortes confirmada­s por covid-19, na quinta-feira, 21.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil