Jornal do Commercio

Pais cobram reabertura das escolas

-

Pais que defendem o retorno das aulas presenciai­s nas escolas de educação básica de Pernambuco realizam um ato, hoje, às 10h, no Segundo Jardim de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O decreto estadual que suspendeu as aulas presenciai­s devido à pandemia, datado de 18 de março, vale até terça-feira (22).

O manifesto em Boa Viagem está sendo organizado por um grupo de pais que se define como Movimento de Volta às Aulas dos Pais de Alunos das Escolas de Pernambuco. Além do protesto presencial, há uma petição online, direcionad­a ao secretário de Educação de Pernambuco, Frederico Amancio, pleiteando a volta das aulas nas escolas privadas.

“Defendemos o direito das famílias escolherem se vão mandar ou não seus filhos para as escolas. Decidimos pelo ato porque percebemos que a discussão estava apenas em grupos de whatsapp”, explica a advogada Fabiana Nunes, mãe de duas crianças. “Muitos colégios estão com tudo pronto para voltar, seguindo todos os protocolos exigidos”, observa. Segundo ela, a ideia da manifestaç­ão começou com mães e pais da Escola Americana, mas depois cresceu e agora reúne pais de diversos outros colégios de Recife.

Os organizado­res ressaltam a importânci­a de as pessoas irem de máscaras. Fabiana diz que o movimento não tem vinculação com o sindicato dos donos de escolas privadas de Pernambuco. O governo do Estado prometeu analisar os dados da covid-19 amanhã para depois informar sobre o cronograma do plano de retorno das redes pública e privada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil