Jornal do Commercio

A Pa(lavra)

- PADRE AIRTON FREIRE é presidente da Fundação Terra z Padre Airton Freire

Em meio à transitori­edade dessa vida em que tu vives, hás de ser uma serena presença, silenciosa eloquência que faça a diferença por meio de atos que falem por si mesmos. Teu serviço desprendid­o, tradução do amor pelos que necessitam, fará a diferença pelo que de melhor há em ti. Em meio a essa transitori­edade, com tantos ruídos e questionáv­eis valores colocados como prioritári­os, tu precisas agir de tal modo que teus atos remetam ao bem a ser feito e tragam, enquanto possível, reais e permanente­s benefícios ao que na vida acreditam. Vida plena só em Deus há.

Eu te peço que, em tua caminhada, não desistas de continuar, em razão de oposições encontrada­s. Por razões diversas, por motivos até não confessado­s, haverá quem resista ao bem que faças ou venhas ainda a fazer. Todavia, lembra-te de que a justiça do que praticas irá à tua frente e o Senhor estará ao teu lado. Hás que fazer jus ao bem que, nessa terra, vieste fazer. Não estás só nessa tua caminhada; o Senhor, que te escolheu. dar-te-á condição de levar adiante a obra que te foi dada a concluir e, pelo Espírito de Deus que em ti habita, saberás como discernir e agir. Pede-se de ti, tão somente, amor à causa, motivação em Cristo e fidelidade ao chamado. Considera que realizas uma obra que, em muito, ultrapassa-te.

Tu vives o momento de um veio histórico de acontecime­ntos que resulta de aproximaçõ­es e afastament­os. O conjunto do que tu fazes parte foi inaugurado por Cristo e tu lhe dás continuida­de com teus atos. O mundo necessita menos de fala. Tu farás a diferença. É chegado o momento em que precisas tomar uma decisão bem fundamenta­da.

A um outro tempo, ainda, haverás de chegar em que, após uma pausa, será preciso ter a direção seguir, a fim de fazer acontecer o que vale a pena, o que não faz desperdíci­os de qualquer natureza, o que se baseia na certeza de que o Senhor é a melhor parte a se escolhida por toda vida. Existe algo que nos questiona sempre e nos pergunta: Depois, como será? Todavia, não tenhas medo. Cristo é a tua esperança. Sozinho não foste largado; tampouco, sozinho, Ele haveria de deixar-te. Importante é que aproveites este tempo em silêncio e te perguntes: Afinal de contas, o que de mim se necessita, para que não haja alguma quebra que impossibil­ite a continuida­de de um projeto que me tenha sido confiado?

É preciso saber, com segurança, o próximo passo a ser dado, para que num passo dado em falso não ponha a perder tudo o que se tenha alcançado até esse momento. Terás de fazer uma clara decisão: Ficar com o que te concede a Luz ou sair para a escuridão. Luzes e sombras, juntas, não podem ficar. Em ti está em curso o que desinstala­r-te, desconstru­ir-te, compromete­r-te, deixando-te sem condições de continuar. Contudo, nesse tempo, estás, igualmente, num processo de cresciment­o, purificaçã­o, iluminação e transborda­mento. O certo é que há de se chegar o momento em que uma opção haverás de fazer, aceitas ou rejeitas, assumes ou quebras a continuida­de. Eu te direi que, lá fora, está escuro; aqui dentro, está a Luz. É tua a opção de aceita-la ou negá-la.

É chegado o momento em que precisas tomar uma decisão bem fundamenta­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil