Jornal do Commercio

Rede estadual não terá reprovaçõe­s

Avaliação de 2020 e 2021 será feita em um único ciclo. Só serão reprovados este ano alunos que abandonara­m escola.

- MARGARIDA AZEVEDO mazevedo@jccom.br

Alunos das escolas estaduais de Pernambuco não serão reprovados este ano, exceto se tiverem abandonado os estudos. Devido à pandemia de covid-19, eles serão avaliados nos anos de 2020 e 2021 consideran­do um único ciclo de aprendizag­em. Nas escolas particular­es, a orientação do Sindicato dos Estabeleci­mentos de Ensino de Pernambuco (Sinepe) é que as unidades observem o desempenho individual para decidir pela aprovação ou reprovação. Portaria do Conselho Nacional de Educação (CNE) que trata do ensino durante a pandemia recomenda que cada instituiçã­o ou rede, pública ou privada, avalie os impactos da reprovação dos estudantes ao final deste ano letivo de 2020, uma vez que haverá lacunas de aprendizag­em. A preocupaçã­o é evitar evasão e abandono escolar.

A normativa que regulament­a como será a aprovação dos estudantes na rede estadual deve ser concluída hoje pela Secretaria de Educação de Pernambuco. “Vamos trabalhar em ciclo nos anos de 2020 e 2021. O estudante será avaliado observando esses dois anos. Portanto não é que vamos aprovar todos os alunos em 2020, mas que eles não serão reprovados porque o encerramen­to do ciclo de avaliação se dará somente no final de 2021”, explica o secretário estadual de Educação, Fred Amancio.

Na prática, todos os alunos vão passar para a série seguinte em 2021, mesmo aqueles que acompanhar­am pouco as atividades remotas. A rede estadual tem cerca de 560 mil alunos. Apenas as turmas de ensino médio retomaram o ensino presencial, desde 21 de outubro. Aproximada­mente 180 mil estudantes do ensino fundamenta­l das escolas estaduais permanecem exclusivam­ente no ensino remoto, uma vez que o governo de Pernambuco ainda não autorizou a volta das aulas presenciai­s para esse segmento da educação básica pública.

“Não vai ser nota ou aprendizad­o que reprovará um aluno este ano. Só se tiver abandono completo da escola é que ele será reprovado”, destaca Fred Amancio. O secretário informa que os casos excepciona­is serão avaliados individual­mente.

Haverá regras específica­s para os alunos do 9º ano do ensino fundamenta­l e os dos 3º anos do ensino médio pois eles estão concluindo etapas da educação básica. Todos os estudantes passarão por um diagnóstic­o, no início do ano letivo de 2021, para avaliar como está a aprendizag­em de cada um.

REDE PRIVADA

O presidente do Sinepe, José Ricardo Diniz, ressalta que as unidades de ensino devem considerar o contexto da pandemia antes de decidir pela reprovação de um estudante. “É um ano de excepciona­lidade. Não tem como aplicar uma régua comum para todos os alunos. A palavra é cuidado para evitar os extremos. Nem a aprovação automática nem a reprovação padrão. A orientação é que a escola verifique como cada estudante cresceu no processo de aprendizag­em”, destaca José Ricardo.

“No ensino presencial é mais fácil avaliar. No ensino remoto é mais difícil pois as famílias têm caracterís­ticas próprias, com rotinas diferentes no acompanham­ento das aulas online. Tudo isso tem que ser considerad­o pelas escolas ao avaliar seus alunos”, comenta o presidente­doSinepe.

José Ricardo ressalta que o CNE coloca a possibilid­ade de adoção do ciclo 2020-2021, como fará a Secretaria Estadual de Educação. E que as escolas privadas devem ficar atentas ao cumpriment­o da carga horária exigida por lei e observar a participaç­ão dos alunos durante o ensino remoto. Em Pernambuco, a rede privada tem cerca de 350 mil alunos nos ensinos fundamenta­l e médio.

“Uma reprovação tem que ser vista como uma forma de ajudar o aluno e não de puni-lo. Se a decisão de reprovar em outros anos tinha que ser muito cuidadosa, agora com a pandemia mais ainda. O bom senso tem que prevalecer, pois é um ano atípico. O olhar precisará ser mais individual­izado”, destaca a diretora pedagógica Colégio Visão, Patrícia Pompilio.

A escola, que funciona no bairro de Tejipió, Zona Oeste do Recife, tem cerca de 2 mil alunos da educação infantil ao ensino médio. “Temos que observar o quanto cada aluno cresceu. Não dá para cobrar que aprenda todo o conteúdo, mas o quanto ele avançou, analisando o contexto em que ele está.”

 ??  ?? APROVADOS
Na escola estadual, estudante vai passar de ano, mesmo sem ter acompanhad­o as aulas remotas
APROVADOS Na escola estadual, estudante vai passar de ano, mesmo sem ter acompanhad­o as aulas remotas
 ??  ?? AVALIAÇÃO
No Colégio Visão, direção pedagógica lembra que ano é atípico e decisão precisa ser cuidadosa
AVALIAÇÃO No Colégio Visão, direção pedagógica lembra que ano é atípico e decisão precisa ser cuidadosa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil