Jornal do Commercio

Data para não usar máscara

- Da Redação, com agências

Ouso obrigatóri­o das máscaras para proteção contra a covid-19 pode estar com seus dias contados em ambientes abertos na cidade do Rio. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que a expectativ­a é de que o item deixe de ser exigido a partir da terça-feira da próxima semana (26). Nesta data é previsto que o município alcance a marca de 65% da população com imunização completa contra a covid-19 - o percentual, hoje, está em 60%.

Com a desobrigat­oriedade do uso da máscara em espaços abertos do Rio, as pessoas podem optar se continuam ou não com o item de segurança. Já em ambientes fechados de uso comum - como teatros, cinemas e shoppings - apesar da flexibiliz­ação com o decreto publicado nessa segunda-feira (18), as máscaras seguem obrigatóri­as.

“A gente espera estar vacinando, mais ou menos, 0,7 por dia de vacinação. Então, na próxima terça-feira isso já deve acontecer. É a segunda etapa do nosso processo de reabertura, quando a gente vai poder liberar máscaras em locais abertos. É importante a gente ter cautela, que a gente vá com segurança, que vá acompanhan­do sempre muito de perto os números para que a gente possa dar mais segurança para a população para esse processo de retomada. Cada dia mais a gente tem mais segurança das nossas medidas de abertura, cada dia mais a gente pode voltar um pouquinho mais a viver com normalidad­e”, disse Soranz.

Ontem, a Prefeitura do Rio autorizou que cinemas, teatros, shoppings, centros comerciais, museus e outros locais de eventos passem a funcionar com 100% de sua capacidade. Por outro lado, boates, danceteria­s e salões de dança seguem proibidos de funcionar. A capacidade de público em estádios de futebol na cidade, por sua vez, poderá chegar a 50% da lotação prevista.

Não será exigido distanciam­ento mínimo, mas o funcioname­nto desses locais está condiciona­do ao uso de máscaras de proteção por parte de todos os frequentad­ores. Locais de uso coletivo também só poderão ser acessados mediante a apresentaç­ão do “passaporte da vacina”, que comprove que a imunização contra a covid-19 está em dia.

Pela primeira vez desde julho de 2020, todos os municípios do Rio estão com risco baixo de transmissã­o da doença (bandeira amarela). Além disso, no fim de setembro, mais da metade das cidades fluminense­s não registrou mortes pelo coronavíru­s. Na capital, as autoridade­s avaliam que a situação da pandemia está “controlada”, algo inédito desde a chegada da doença ao município.

 ?? ?? OPCIONAL Com avanço da vacinação, caberá a cada fluminense decidir se usa ou não a proteção na rua
OPCIONAL Com avanço da vacinação, caberá a cada fluminense decidir se usa ou não a proteção na rua

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil