Jornal do Commercio

Em SP, 100% dos alunos de volta

- Agência O Globo

Parte das escolas da rede estadual de São Paulo voltou a receber 100% dos alunos todos os dias da semana a partir dessa segunda-feira (18). O governador João Doria (PSDB) determinou o retorno obrigatóri­o na semana passada, mas somente 24% do total de escolas (1.251 das 5.130) conseguem garantir o distanciam­ento de um metro exigido pelas regras de prevenção à covid-19.

Nas demais, onde isso não é possível por falta de espaço físico, as aulas presenciai­s só voltam a ser obrigatóri­as para todos os estudantes em 3 de novembro, quando não será mais necessário manter distanciam­ento entre os estudantes.

A exigência também vale para as escolas privadas, mas elas terão prazos definidos pelo Conselho de Educação para se adaptarem. No caso das municipais, a maioria das prefeitura­s tem autonomia para decidir.

Somente cidades menores, que não têm Conselho de Educação próprios, devem seguir a determinaç­ão do estado.

De acordo com o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, os estudantes só poderão deixar de frequentar as escolas mediante apresentaç­ão de justificat­iva médica, ou aqueles que fazem parte do grupo de exceções definidos: gestantes e puérperas, adolescent­es com comorbidad­es a partir de 12 anos que não tenham completado ciclo vacinal contra a covid-19 e menores de 12 anos que pertencem a grupos de risco para a doença ou com condição de saúde de maior fragilidad­e.

O uso de máscara por parte de estudantes e funcionári­os permanece obrigatóri­o para todos, assim como a utilização de álcool em gel nas escolas. Mais oito estados também já determinar­am volta às aulas presenciai­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil