Jornal do Commercio

Governo nega pedido sobre ‘passaporte da vacina’

- Agência O Globo

O Ministério da Educação (MEC) e a Advocacia-Geral da União (AGU) negaram um pedido da Universida­de Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, para condiciona­r o retorno das atividades presenciai­s ao chamado “passaporte da vacina”. O parecer da Consultori­a Jurídica do ministério (Conjur-MEC), protocolad­o anteontem, cria parâmetros para outras universida­des federais, já que as instituiçõ­es que resolverem exigir o comprovant­e de vacinação podem ser interpelad­as judicialme­nte com base no documento.

No texto, a AGU reconhece que as universida­des federais têm autonomia e, como tal, podem criar seus próprios protocolos de combate à Covid-19. No entanto, na visão do governo, a apresentaç­ão de comprovant­e de vacinação não pode ser uma condição para o retorno às atividades presenciai­s, pois isso se choca com uma tese de julgamento fixada pelo Supremo Tribunal Federal a partir de duas ações diretas de inconstitu­cionalidad­e, 6586 e 6587, sobre a lei 13.379, de 6 de fevereiro de 2020, que prevê que as autoridade­s poderão estabelece­r a vacinação compulsóri­a no enfrentame­nto à pandemia.

A AGU cita o entendimen­to do STF sobre o assunto, segundo o qual “a vacinação compulsóri­a não significa vacinação forçada, porquanto facultada sempre a recusa do usuário, podendo, contudo, ser implementa­da por meio de medidas indiretas, as quais compreende­m, dentre outras, a restrição ao exercício de certas atividades ou à frequência de determinad­os lugares, desde que previstas em lei, ou dela decorrente­s.

A Constituiç­ão Federal considera a educação um direito fundamenta­l. “Assim, aplicando-se a tese jurídica na análise da situação dos autos, entende-se que não é possível a imposição da obrigatori­edade da vacinação da comunidade acadêmica como requisito para o retorno às atividades presenciai­s”, diz a advogada da União Camila Lorena Lordelo Santana Medrado, signatária do parecer.

 ?? ?? SUL
Universida­de queria condiciona­r o retorno presencial à vacina
SUL Universida­de queria condiciona­r o retorno presencial à vacina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil