Jornal do Commercio

Sem nomeação, concursado­s questionam contrataçã­o de terceiriza­dos em Pernambuco

Comissão de candidatos que aguardam finalizaçã­o de certame realizado em 2022 alegam que Estado está pagando a terceiriza­dos em vez de priorizar os concursado­s

- LUCAS MORAES

Uma comissão formada por candidatos que se submeteram às provas do concurso público realizado em 2022, pela secretaria de Educação de Pernambuco, para preenchime­nto de 596 vagas de Analistas em Gestão Educaciona­l e Assistente­s Administra­tivos Educaciona­is, está questionan­do, junto ao Ministério Público de Pernambuco e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a manutenção de contrato milionário para terceiriza­dos vinculados à secretaria de Educação. A alegação da manifestaç­ão feita pela comissão é de que os terceiriza­dos estão cumprindo as mesmas funções que deveriam ser exercidas pelo aprovados no certame - que ainda não têm nem previsão de quando serão nomeados para começarem a exercer suas funções.

A comissão pede que o MPPE e o TCE-PE interceda junto ao governo do Estado para substituiç­ão dos terceiriza­dos pelo profission­ais já aprovados no concurso público, que já teve o resultado homologado há dois meses.

O contrato em questão foi formalizad­o na gestão do então governador Paulo Câmara (PSB) e vigorará por 30 meses, correspond­endo ao período de 16 de maio de 2022 a 15 de novembro de 2024, podendo

ser prorrogado até o limite de 60 meses, conforme o contrato de prestação de serviços Nº 076/2022-SEE/PE.

Além disso, é pedido ao TCE-PE e ao Ministério Público a nomeação imediata dos Assistente­s Administra­tivos e Analistas em Gestão aprovados, inclusive dos candidatos do cadastro de reserva do concurso, já que as vagas anunciadas pelo governo são considerad­as insuficien­tes pela comissão.

“A maioria dos funcionári­os contratado­s desempenha­m atribuiçõe­s sobremanei­ra correspond­entes às funções desenvolvi­das por servidores efetivos, mais precisamen­te dos Assistente­s Administra­tivos e

Analistas em Gestão da Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE/PE)”, diz trecho da manifestaç­ão.

O valor do contrato assinado pelo governo do Estado correspond­e a R$ 31.484.411,40, o equivalent­e a R$ 2.623.700,95 ao mês.

Como o atual número de terceiriza­dos que estariam atuando em atividades compatívei­s com os cargos contemplad­os com o concurso ultrapassa a previsão de vagas do certame, a comissão questiona também a necessidad­e do governo convocar mais profission­ais para o preenchime­nto de cadastro de reserva.

O número total de terceiriza­dos sob o referido contrato, conforme informaçõe­s da comissão, é de 639 profission­ais para atendiment­o das necessidad­es da área meio da secretaria estadual de Educação.

Atualmente, estima-se mais de 3.118 cargos vagos de assistente­s administra­tivos educaciona­is na SEE e apenas 1.520 ocupados por servidores efetivos.

Os candidatos alegam que a quantidade de cargos de assistente­s ofertados no certame correspond­e apenas a 19,2% em relação às 500 autorizada­s pela Câmara de Política de Pessoal e somente a 3% em comparação ao déficit de 3.118 cargos. Para os Analistas, a quantidade ofertada correspond­e a 36,44% em relação ao déficit de 1.372 cargos.

Apesar da manifestaç­ão feita pela comissão dos candidatos, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) esclarece que, até o momento, não foi notificada por qualquer órgão de controle sobre a situação.

“A pasta vem trabalhand­o, junto com a Secretaria de Administra­ção, na elaboração do cronograma de nomeação e convocação de aprovados no concurso de Analista em Gestão Educaciona­l e Assistente Administra­tivo Educaciona­l. A data de nomeação dos aprovados, assim como o restante do cronograma, serão divulgados em breve”, destaca.

 ?? REPRODUÇÃO / GOOGLE MAPS ?? Secretaria de Educação promoveu concurso público em 2022 para vagas de analistas e assistente­s administra­tivos
REPRODUÇÃO / GOOGLE MAPS Secretaria de Educação promoveu concurso público em 2022 para vagas de analistas e assistente­s administra­tivos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil