Jornal do Commercio

Polícia Federal apura esquema irregular em inspeções fiscais no Porto de Suape

Despachant­e aduaneiro e um servidor da Receita Federal são investigad­os. Receita Federal estima um prejuízo de mais de R$ 16 milhões

- RAPHAEL GUERRA

APolícia Federal deflagrou operação, nesta quarta-feira (31), para cumprir mandados de busca e apreensão relacionad­os a uma investigaç­ão de esquema irregular nas inspeções fiscais de produtos importados e exportados no Porto de Suape.

O inquérito, instaurado em abril de 2020 após uma denúncia, está sendo conduzido pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendário­s. A investigaç­ão aponta para a suposta relação entre um despachant­e aduaneiro e um servidor da Receita Federal com o objeto de diminuir as inspeções fiscais em produtos importados e exportados de clientes do despachant­e.

A Receita Federal estima que o prejuízo aos cofres públicos de mais de R$ 16 milhões.

Quatro mandados expedidos pelo Juízo da 4ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco foram cumpridos simultanea­mente em endereços residencia­is e comercial localizado­s no Recife e Cabo de Santo Agostinho. A Polícia Federal contou com apoio da Receita Federal.

Foram apreendido­s relógios de marcas famosas, joias e uma grande quantidade de dinheiro.

“Nosso propósito é robustecer as provas que já existem nos autos para que a gente possa fechar a investigaç­ão com a materialid­ade mais do que comprovada”, afirmou o delegado federal Márcio Tenório.

A investigaç­ão busca identifica­r outros envolvidos e confirmar como os investigad­os agiam.

“É possível que, com o cumpriment­o desses mandados, a gente chegue a outros envolvidos no esquema”, disse o delegado federal.

A operação foi denominada Recôndito, nome que faz referência às tratativas obscuras dos investigad­os. “Recôndito” quer dizer “escondido, encoberto, oculto, retirado”.

CRIMES INVESTIGAD­OS

Os investigad­os respondem pelos crimes de descaminho, facilitaçã­o descaminho, corrupção ativa e passiva e associação criminosa. As penas, em caso de condenação, podem alcançar 23 anos de prisão.

 ?? POLÍCIA FEDERAL/DIVULGAÇÃO ?? Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas casas dos investigad­os. Relógios de marcas famosas e joias foram recolhidos
POLÍCIA FEDERAL/DIVULGAÇÃO Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas casas dos investigad­os. Relógios de marcas famosas e joias foram recolhidos
 ?? ?? Polícia Federal também apreendeu dinheiro em espécie, que vai passar por perícia
Polícia Federal também apreendeu dinheiro em espécie, que vai passar por perícia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil