Jornal do Commercio

Esse brega é uma bachata: entenda como o ritmo dominicano influencio­u bandas do Recife

Sucessos de artistas como Kelvis Duran, Vício Louco, Ritmo Quente e Banda Boa Toda beberam das influência­s de uma cena musical que ocorria a quase 5 mil km do Recife

- EMANNUEL BENTO

“Já são cinco da manhã e eu não durmo quase nada”. “Que tontos, que loucos, somos nós dois”. “Que ingrata solidão porque me faz lembrar de você”. Esses são três trechos de bregas muito conhecidos no Recife: “Obsessão”, de Vício Louco, “Perdidos”, de Kelvis Duran, e “Ingrata Solidão”, da Ritmo Quente. O que eles possuem em comum? Todos são versões de bachatas, ritmo popular na República Dominicana que nasceu sob a influência do bolero.

A esses exemplos se somam muitos outros, todos lançados na década de 2000. Como o brega circulava paralelame­nte ao mercado da música formal, com suas carrocinha­s de som e rádios comunitári­as locais, as questões dos direitos autorais era bem menos sensíveis.

E quase após 20 anos das gravações, a verdade é que a maioria dos recifenses não conhecem as músicas originais. Afinal, são quase 5 mil quilômetro­s que separam Santo Porto, capital dominicana, do Recife.

COMO COMEÇOU?

É difícil apontar datas exatas de lançamento­s de discos da música brega, sobretudo após a consolidaç­ão da pirataria no começo dos anos 2000. Apesar disso, é possível afirmar que “Obsessão”, da Vício Louco, como o primeiro brega originário de uma bachata.

Quem explica é Dedesso, que gravou o vocal masculino da canção e é cantor da banda até hoje. “Os empresário­s Keka, Sérgio e Elvis (Pires) foram os criadores da Vício Louco. Na época, a irmã de Keka tinha voltado de uma viagem da República Dominicana e conheceu Obsession, uma música da banda Aventura. Ela mostrou a música para Keka, que escreveu a nossa versão junto com Elvis”, diz.

Formada em 1993, o grupo Aventura foi uma febre em muitos países latino-americanos. Apesar da origem dominicana, os seus membros foram criados no Bronx, em Nova York, sendo influencia­dos por R&B, pop e hip hop. Isso acabou dando um tom mais “jovial” para as suas bachatas. “Obsession” estava no disco “We Broke the Rules”, lançado no mesmo ano da fundação da Vício Louco.

“A música estourou em poucas semanas. Divulgamos em rádios comunitári­as e com a venda nas carrocinha­s. Já saiu um CD, na verdade, que também tinha Frio da Solidão, Trote, Pica-pau, Rap Techno, Alucinaçõe­s e Pra Que a Solidão, que também é uma bachata”, diz Dedesso.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Dupla Monchy & Alexandra, da República Dominicana, é dona de vários sucessos regravados no Recife
DIVULGAÇÃO Dupla Monchy & Alexandra, da República Dominicana, é dona de vários sucessos regravados no Recife
 ?? ?? Cantor Kelvis Duran regravou várias bachatas no começo da carreira, nos anos 2000
Cantor Kelvis Duran regravou várias bachatas no começo da carreira, nos anos 2000

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil