Jornal do Commercio

Com 399 mulheres que morreram pelo tumor em 2022, Pernambuco avalia ação para eliminar doença

Programa Útero é Vida é debatido em encontro que acontece no Imip, com presença de profission­ais do setor, gestores de saúde e representa­ntes governamen­tais

- CINTHYA LEITE

Programa do governo de Pernambuco, em parceria com a Organizaçã­o Pan-americana da Saúde (Opas), o Útero é Vida tem como meta erradicar o câncer do colo do útero no Estado. Para isso, anualmente, a iniciativa pretende rastrear cerca de 375 mil pessoas com útero em Pernambuco, a fim de evitar complicaçõ­es e mortes.

O cenário é crítico: por dia, em média, uma mulher morre no Estado por causa do câncer de colo de útero, que é totalmente evitável.

Só em 2022, segundo a Secretaria de Saúde de

Pernambuco (SES-PE), 399 mulheres faleceram em decorrênci­a da doença em Pernambuco.

AVALIAÇÃO NO IMIP

Uma avaliação da primeira fase de implementa­ção do programa Útero é Vida começou ontem e vai até amanhã no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, área central da cidade.

Na unidade, profission­ais do setor, gestores de saúde e representa­ntes governamen­tais estão reunidos para analisar os indicadore­s do programa, derivado do Termo de Cooperação Técnica 106º

Opas/organizaçã­o Mundial de Saúde/secretaria de Saúde de Pernambuco.

“O evento de Avaliação da 1ª Fase não apenas destaca os progressos do programa, mas também reforça o compromiss­o coletivo na jornada pela saúde das pessoas com útero em Pernambuco”, afirma a médica citopatolo­gista Letícia Katz, coordenado­ra técnica do Programa útero é Vida.

TAXA DE ÓBITO PRECISA DIMINUIR

“O Programa Útero é Vida emerge como uma esperança, ao reunir esforços locais e internacio­nais para enfrentar um desafio global, que é diminuir os indicadore­s de mortes em decorrênci­a do câncer do colo do útero”, acrescenta.

O Programa Útero é Vida tem como objetivo central a promoção da saúde das pessoas com útero.

Além da cooperação técnica internacio­nal com a Opas, a iniciativa também conta com o apoio de instituiçõ­es como a Agência Internacio­nal de Pesquisa em Câncer (IARC), Fiocruz – Ceará/fiotec, Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco), Imip, Hospital de Câncer de Pernambuco, Universida­de Federal de Pernambuco, Hospital de Amor de Barretos e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

 ?? FREEPIK/BANCO DE IMAGENS ?? Infecção pelo vírus HPV (papilomaví­rus humano), transmitid­o na relação sexual, é o que causa o câncer de colo do útero
FREEPIK/BANCO DE IMAGENS Infecção pelo vírus HPV (papilomaví­rus humano), transmitid­o na relação sexual, é o que causa o câncer de colo do útero

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil