Jornal do Commercio

O impacto de uma doença evitável e curável

-

Continuaçã­o

INCIDÊNCIA DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de tumor mais incidente entre mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para este ano de 2023, foram estimados 17.010 casos novos, o que representa uma taxa bruta de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.

CASOS E MORTES EM PERNAMBUCO

Os números demonstram o quanto o câncer do colo do útero representa um desafio global. Em Pernambuco, a situação é especialme­nte crítica, com quase uma morte por dia devido a essa doença evitável.

Em 2020, foram registrada­s 323 mortes por câncer do colo do útero no Estado, sendo 84,2% diagnostic­adas em estágios avançados da doença.

A estimativa para este no aponta para 770 novos casos de câncer de colo do útero em Pernambuco - sendo 170 deles diagnostic­ados na cidade do Recife.

CAUSA DA DOENÇA

A infecção pelo vírus HPV (papilomaví­rus humano), transmitid­o na relação sexual, é o que causa o câncer de colo do útero.

A maioria das pessoas tem contato com esse vírus ao longo da vida, mas quase sempre ele é eliminado naturalmen­te.

Se a infecção persistir após vários anos, podem aparecer lesões que, se não tratadas, podem causar câncer.

SINTOMAS SÓ EM FASE TARDIA

No início, as mulheres não sentem nada. Mais tarde, podem aparecer sangrament­os fora do período menstrual, dor e corrimento­s.

Esses sintomas são também comuns a outras doenças. Caso apresente algum desses sintomas, é preciso procurar o

serviço de saúde.

É POSSÍVEL PREVENIR

A prevenção do câncer de colo do útero é feita por meio da vacinação contra o HPV, antes do início da vida sexual, e do exame preventivo (papanicola­u), que é capaz de identifica­r possíveis lesões causadas pelo HPV.

Durante o papanicola­u, é colhido material do colo do útero e enviado para análise no laboratóri­o. O exame é simples e rápido. Mulheres entre 25 e 64 anos que já tiveram atividade sexual devem se submeter ao exame.

CAMISINHA PREVINE HPV?

O uso do preservati­vo (camisinha) contribui para reduzir a transmissã­o do HPV. Mas essa proteção não é total, pois o vírus passa no contato íntimo durante as relações sexuais, mesmo sem penetração e entre pessoas do mesmo sexo.

Pessoas que fumam têm maior chance de ter câncer do colo do útero, pois o tabagismo facilita a infecção Pelo HPV.

QUEM DEVE TOMAR A VACINA CONTRA HPV?

Meninas e meninos de 9 a 14 anos, pois a proteção nesses grupos é maior do que em adultos.

 ?? FREEPIK/BANCO DE IMAGENS ?? Vacina contra o HPV fornece imunidade e é uma importante ferramenta de prevenção do câncer de colo do útero
FREEPIK/BANCO DE IMAGENS Vacina contra o HPV fornece imunidade e é uma importante ferramenta de prevenção do câncer de colo do útero
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil