Jornal do Commercio

Para combater a violência, Governo de Pernambuco quer abrir escolas nos fins de semana

O projeto Tamojunto vai oferecer oficinas culturais e práticas esportivas para as comunidade­s que possuem altos índices de violência no Estado

- MIRELLA ARAÚJO

Oacesso à cultura, esportes e cidadania como uma das ferramenta­s de combate à violência é o principal viés do Projeto Tamojunto, que deverá ser lançado pelo Governo de Pernambuco até março de 2024. A iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes (SEE-PE) visa ofertar oficinas culturais e práticas esportivas no âmbito das escolas estaduais, que serão abertas nos fins de semana para a população das comunidade­s.

Com investimen­to anual na ordem de R$ 14 milhões, o projeto vai contemplar 120 escolas com quadras poliesport­ivas aptas para receber as atividades, distribuíd­as em todas as regionais do Estado - incluindo território­s indígenas e quilombola­s.

“Essa é uma ação intersetor­ial, a Secretaria de Defesa Social (SDS) e a Secretaria de Planejamen­to, Gestão e Desenvolvi­mento Regional (Seplag), estão apontando quais são as comunidade­s que possuem maior índice de violência no Estado. A partir desse levantamen­to, fazemos o cruzamento sobre qual sobre qual é a nossa capacidade técnica dentro da Secretaria de Educação”, explicou a Secretaria Executiva de Desenvolvi­mento da Educação (SEDE), Tarcia Silva.

Ainda segundo Tarcia, as comunidade­s que foram mapeadas pela SDS e que vão participar do projeto Tamojunto só serão divulgadas no lançamento do programa, assim como as atividades que serão disponibil­izadas para cada localidade. “

“Nos interessa ver dentro daquele bairro e daquela comunidade, quais são as suas referência­s culturais e suas vocações esportivas. A partir desse capital, nós vamos abrir uma seleção para os oficineiro­s de cultura e identifica­r quais são as aulas de esportes que interessam mais para as pessoas que moram nestas localidade­s”, afirmou a secretária executiva da Sede.

MONITORAME­NTO DAS AÇÕES

A abertura das quadras poliesport­ivas em escolas da rede estadual de ensino para as comunidade­s, nos finais de semana, foi um dos tópicos apresentad­os durante o lançamento oficial do programa estadual Juntos pela Segurança, nessa segunda-feira (27).

“A gente acredita que é necessário ter a presença do Estado ofertando atividades para que as crianças, adolescent­es e jovens possam ter um capital cultural, possam ter expectativ­as de futuro e novos sonhos. Nós queremos chegar nessas comunidade­s que possuem menos equipament­os públicos de lazer, para levar cultura e esportes, com o viés de afastament­o e redução da criminalid­ade”, declarou Tarcia Silva, em entrevista a coluna Enem e Educacão, deste JC.

Cada uma das 120 escolas participan­tes do Tamojunto vai contar com uma equipe formada por seis profission­ais responsáve­is por ministrar as oficinas. Além disso, haverá também um coordenado­r da unidade de ensino e um coordenado­r regional que também vão monitorar os impactos sociais do projeto nestas respectiva­s localidade­s.

A ideia é que seja realizada uma avaliação após seis meses de execução da iniciativa, para ver quais são as adequações que precisam ser feitas e a possibilid­ade de ampliação para mais escolas a partir do segundo ano.

PARTICIPAÇ­ÃO DAS FAMÍLIAS E DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL

Para participar das atividades do Tamojunto não será necessário ser aluno da rede estadual, no entanto, será preciso fazer uma inscrição prévia indicando qual oficina o interessad­o ou interessad­a deseja participar, para que as ofertas de vagas sejam disponibil­izadas conforme as demandas.

Ter a escola aberta nos fins de semana também é vista como uma forma de aproximar as famílias da rede de ensino. “A relação da família e da comunidade nesses espaços é muito importante para a redução da violência. A escola da rede estadual acaba se tornando uma porta aberta para o acesso à cultura, a cidadania, o lazer e o esporte, ressignifi­cando essas infâncias e juventudes nas periferias e nos território­s quilombola­s e indígenas”, avalia a secretária-executiva Tarcia Silva.

Para a Secretaria de Educação e Esportes projetos como o Tamojunto também são uma forma de trabalhar em regime de colaboraçã­o com os municípios. A identifica­ção da vocação dessas comunidade­s, inclusive, para a oferta das atividades, será realizada em parceria com os executivos municipais.

 ?? Kleyvson Santos / SEE-PE ?? O projeto Tamojunto da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco vai ofertar atividades para as comunidade­s nos finais de semana
Kleyvson Santos / SEE-PE O projeto Tamojunto da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco vai ofertar atividades para as comunidade­s nos finais de semana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil