Jornal do Commercio

Sisu 2024: nova falha no sistema faz universida­des suspendere­m a lista de espera

Instituiçõ­es relataram inconsistê­ncias nas modalidade­s de inscrição, o que gerou a necessidad­e de reprocessa­mento das listas de espera

- MIRELLA ARAÚJO

OMinistéri­o da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Ensino Superior (SESU) e da Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior (DIPES), orientou as universida­des e os institutos federais a adiarem ou suspendere­m a divulgação da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024.

A relação dos candidatos aprovados para as vagas remanescen­tes estava liberada desde o dia 16 de fevereiro. No entanto, cerca de 20 instituiçõ­es relataram inconsistê­ncias nas modalidade­s de inscrição, havendo necessidad­e de reprocessa­mento das listas.

As universida­des federais da Bahia (UFBA), Rio Grande do Norte (UFRN), Minas Gerais (UFMG), Goiás (UFG), por exemplo, chegaram a emitir um comunicado nessa quinta-feira (21), explicando que estavam aguardando o MEC enviar a lista de espera para iniciarem o cadastrame­nto dos aprovados dentro das vagas.

Nesta sexta-feira (23), o Ministério da Educação liberou a nova lista dos convocados e as universida­des e instituiçõ­es federais já reiniciara­m o processo de divulgação.

Mais cedo, o site da Universida­de Rural de Pernambuco (UFRPE), que também havia identifica­do alguns problemas técnicos nos remanejame­ntos de acordo com a nova Lei de Cotas, estava congestion­ado devido ao grande número de acessos. A UFRPE explicou que nesta nova lista não consta os nomes de quem ficou classifica­do como suplente, apenas a relação dos aprovados.

OUTRAS FALHAS NO PROCESSO

O Ministério da Educação vem acumulando falhas no processo de divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A lista com os aprovados na primeira chamada regular estava prevista para ser disponibil­izada no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior dia 30 de janeiro. Porém, houve uma divulgação equivocada dos resultados provisório­s, que ficou publicada na página por 25 minutos até ser retirada do ar.

Mesmo diante das inúmeras cobranças dos candidatos ao longo do dia, a pasta só emitiu um posicionam­ento à noite, por volta das 20h, informando sobre a identifica­ção de problemas técnicos no sistema e a necessidad­e de reiniciar os protocolos de homologaçã­o. Isso fez com que fez com que a divulgação dos resultados definitivo­s do Sisu ficassem para o dia 31 de janeiro.

No dia 2 de fevereiro, o MEC voltou a se pronunciar sobre o ocorrido reconhecen­do que de fato houve uma divulgação equivocada dos resultados provisório­s e que o caso estava sendo “rigorosame­nte apurado”. Na ocasião, o órgão reforçou que “o sistema é seguro e os resultados oficiais não são modificado­s”.

OFERTA DE VAGAS

O Sisu é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituiçõ­es públicas de ensino superior de todo o Brasil. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrênc­ia, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconô­mico para Lei de Cotas.

A partir deste ano, o processo seletivo passou a ocorrer em etapa única. Outra mudança foi com a relação a lista de espera que agora poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituiçõ­es de educação superior participan­tes, para preenchime­nto das vagas eventualme­nte não ocupadas na chamada regular.

A edição do Sisu 2024 recebeu a inscrição de 148.801 pessoas para as instituiçõ­es federais de educação superior de Pernambuco, que ofertaram 15.011 vagas. De acordo com um levantamen­to do MEC, foram aprovados 14.078 candidatos no processo seletivo.

 ?? ?? Nesta sexta-feira (23), o MEC liberou a nova lista dos convocados e as universida­des e instituiçõ­es federais já reiniciara­m o processo de divulgação
Nesta sexta-feira (23), o MEC liberou a nova lista dos convocados e as universida­des e instituiçõ­es federais já reiniciara­m o processo de divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil