Jornal do Commercio

Custo das Casas da Mulher Brasileira, em PE, será de R$ 35 milhões

Unidades serão instaladas no Recife, Caruaru e Petrolina. Termo de cooperação técnica foi assinado ontem

-

Para fortalecer ações voltadas ao combate à violência de gênero e à proteção das mulheres, a governador­a Raquel Lyra e a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, assinaram, ontem, o acordo de cooperação técnica para a construção de três unidades da Casa da Mulher Brasileira em Pernambuco. Com investimen­to de R$ 35 milhões, os imóveis serão instalados no Recife, Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão).

Os terrenos para construção foram cedidos pelo Governo do Estado. “Esses espaços permitirão não só o acolhiment­o a mulheres vítimas de violência, mas também um atendiment­o multidisci­plinar para permitir que ela possa sair desse ciclo. Isso não é uma política completa por si só, é um eixo de combate e estamos trabalhand­o também com prevenção social”, destacou Raquel Lyra.

O número de mulheres que procuraram a polícia para prestar queixa de violência doméstica cresceu em Pernambuco no ano de 2023. Segundo estatístic­as da Secretaria de Defesa Social (SDS), 52.122 denúncias foram registrada­s. O aumento foi de 16% em relação a 2022, quando 44.904 queixas foram somadas.

“A união do governo federal, do governo estadual e dos municipais é importante para que possamos enfrentar a violência contra as mulheres a nível de Executivo e do sistema de justiça. É uma parceria importante e fundamenta­l para que, de fato, nós possamos primeiro prevenir, segundo atender e terceiro enfrentar a violência contra as mulheres no país”, disse a ministra da Mulher, Cida Gonçalves.

Nas Casas serão oferecidos serviços de acolhiment­o e triagem, apoio psicossoci­al, delegacia, juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção de autonomia econômica, brinquedot­eca, alojamento de passagem e central de transporte­s.

Não há prazo definido de quando essas unidades serão inaugurada­s.

A ministra também anunciou a construção de um Centro de Referência na cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.

CÂMARA TÉCNICA

Após a cerimônia, foi realizada a instalação da Câmara Técnica de Políticas para as Mulheres do Consórcio Nordeste. A governador­a Raquel Lyra irá atuar na coordenaçã­o política da Câmara que terá, ainda, a secretária da Mulher de Pernambuco, Mariana Melo, como coordenado­ra técnica.

Além da ministra, a reunião contou com a presença de secretária­s das Mulheres e representa­ntes dos nove estados da região. O objetivo é criar articulaçã­o entre os governos estaduais na atuação das políticas públicas para as mulheres.

 ?? ?? Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, e a governador­a Raquel Lyra assinaram termo de cooperação, no Palácio do Campo das Princesas
Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, e a governador­a Raquel Lyra assinaram termo de cooperação, no Palácio do Campo das Princesas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil