Jornal do Commercio

OAB-PE vai investigar advogado preso após tentar matar a ex-mulher

Criminalis­ta de 49 anos arrombou apartament­o e tentou assassinar a vítima com facadas e mordidas, na manhã do domingo, em Jaboatão dos Guararapes

- RAPHAEL GUERRA

AOrdem dos Advogados do Brasil - seccional Pernambuco (OAB-PE) vai instaurar um processo disciplina­r para apurar a conduta do advogado criminalis­ta de 49 anos que foi preso após tentar matar a ex-mulher com facadas e mordidas. O crime aconteceu no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na manhã do último domingo.

“O processo disciplina­r contra o advogado corre em segredo. Nesse caso específico, ele já havia sofrido uma penalidade de suspensão cautelar em setembro de 2023. E pode agora ser seguida, dentro dessa nova agressão que foi realizada, pela abertura até mesmo de um processo de exclusão”, afirmou o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, em entrevista ao JC.

A penalidade anterior é referente à violência cometida contra a ex-mulher em 2023. O advogado, inclusive, foi condenado pela Justiça por lesão corporal no âmbito da Lei Maria da Penha em fevereiro deste ano. Ele estava em liberdade, mas sendo monitorado por tornozelei­ra eletrônica.

“A gente está aguardando que toda essa documentaç­ão chegue no tribunal de ética e disciplina da OAB para que seja aberto o processo disciplina­r contra ele, que vai se juntar aos outros casos”, completou.

O advogado, cujo nome está sendo preservado em respeito à identifica­ção da vítima, foi autuado em flagrante pelos crimes de ameaça e injúria por violência doméstica/familiar, desacato, descumprim­ento de medida protetiva de urgência e tentativa de feminicídi­o.

Questionad­a sobre o resultado da audiência de custódia, a assessoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) informou que os processos que tratam de violência doméstica correm em segredo. “Desse modo, não podemos divulgar informaçõe­s sobre seus respectivo­s trâmites, decisões, julgamento­s ou recursos.”

ATAQUE À EX-MULHER E PRISÃO

De acordo com testemunha­s, o advogado quebrou a tornozelei­ra eletrônica, invadiu o edifício onde a ex-mulher de 41 anos mora e arrombou a porta para acessar o apartament­o. A vítima precisou entrar em luta corporal para sobreviver.

Vizinhos que ouviram a gritaria e pedidos de socorro conseguira­m entrar no apartament­o e deter o homem até a chegada da polícia. Ele foi visto estrangula­ndo a vítima.

Quando militares entraram no apartament­o, ainda foram xingados e ameaçados pelo suspeito.

O advogado e a ex-mulher foram levados para a Delegacia Especializ­ada de Atendiment­o à Mulher localizada no bairro de Prazeres, também em Jaboatão. A arma do crime foi apreendida e passa por perícia no Instituto de Criminalís­tica.

A polícia já teve acesso a imagens do circuito interno que mostram o suspeito no elevador e entrando no apartament­o.

O JC não conseguiu contato com a defesa dele.

NÚMEROS DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Somente nos dois primeiros meses de 2024, a polícia já somou 8.744 queixas de violência doméstica/familiar em Pernambuco. Houve um aumento de 7% na quantidade de denúncias, se comparado ao mesmo período do ano passado, quando 8.167 mulheres procuraram a polícia.

Em relação aos feminicídi­os, 11 casos foram contabiliz­ados entre janeiro e fevereiro deste ano. No mesmo período de 2023, foram 10.

 ?? ?? Câmera filmou momento em que advogado entra no elevador para acessar apartament­o da vítima. Imagens passam por perícia
Câmera filmou momento em que advogado entra no elevador para acessar apartament­o da vítima. Imagens passam por perícia
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil