Jornal do Commercio

Milei chama Petro de ‘assassino terrorista’; Colômbia reage

A relação bilateral tem ficado mais tensa desde que Milei chegou ao poder

- Fonte: Associated Press.

Opresident­e da Argentina, Javier Milei, qualificou o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, como “assassino terrorista’. Em resposta, o governo colombiano ordenou na quarta-feira (27) a expulsão de diplomatas da embaixada argentina.

A relação bilateral tem ficado mais tensa desde que Milei chegou ao poder. Em várias ocasiões, ele fez críticas públicas a Petro, o primeiro governante de esquerda da Colômbia. Petro, por sua vez, qualificou a vitória de Milei como um momento “triste para a América Latina”.

A Colômbia reagiu a uma entrevista concedida por Milei a Andrés Oppenheime­r, na CNN, que será veiculada na íntegra no domingo. Em alguns trechos já divulgados, Milei afirma sobre Petro que “não se pode esperar muito de alguém que era um assassino terrorista”.

A chancelari­a colombiana destacou em comunicado que não é a primeira vez que Milei ofende Petro, o que “tem deteriorad­o a confiança da nossa nação, além de ofender a dignidade do presidente” eleito democratic­amente.

Antes, Milei havia chamado Petro de “um comunista assassino que está afundando a Colômbia”, em outra entrevista concedida em janeiro. Na ocasião, a Colômbia convocou para consultas seu embaixador na Argentina, Camilo Romero.

Minutos antes de que o governo de Petro anunciasse a expulsão dos diplomatas argentinos, Romero advertiu no X (ex-twitter) que, embora no passado o presidente colombiano tenha decidido não dar importânci­a às declaraçõe­s de Milei, agora estavam “explorando todas as medidas”. A chancelari­a indicou que a expulsão dos diplomatas será comunicada a Buenos Aires pelos “canais institucio­nais”.

 ?? JUAN MABROMATA / AFP ?? Expulsão de diplomatas da embaixada da Argentina, em Bogotá, na Colômbia, aconteceu após série de insultos do presidente argentino, Javier Milei, que chamou seu contrapart­e colombiano, Gustavo Petro, de “assassino” e “terrorista”
JUAN MABROMATA / AFP Expulsão de diplomatas da embaixada da Argentina, em Bogotá, na Colômbia, aconteceu após série de insultos do presidente argentino, Javier Milei, que chamou seu contrapart­e colombiano, Gustavo Petro, de “assassino” e “terrorista”
 ?? ?? Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, foi atacado por Milei
Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, foi atacado por Milei

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil