Jornal do Commercio

O xadrez sem verbo entre Lula, João Campos e Raquel Lyra em Pernambuco

-

A agenda do presidente Lula em Pernambuco foi estendida e um evento foi “criado” para as 8h30 da manhã, para que houvesse um momento dele com o prefeito do Recife, João Campos (PSB).

A assinatura da ordem de serviço para execução de encostas em cinco lotes de obras pela cidade foi incluída na programaçã­o presidenci­al no início da noite, depois que Lula passou o dia inteiro ao lado da governador­a Raquel Lyra (PSDB).

CEARÁ DEPOIS

O evento com João Campos, com foco em uma obra municipal, acabou alterando a previsão de chegada do presidente no Ceará, nesta sexta-feira (5). O evento no qual o presidente iria visitar obras da Transnorde­stina com o governador cearense Elmano de Freitas (PT) seria às 9h, no município de Iguatu. O horário vai ficar apertado.

NÃO PRECISAVA

Toda a agenda no Ceará precisou ser refeita para atender o aliado pernambuca­no do PSB.

É bom lembrar que assinatura­s de ordem de serviço, como a desse evento no Recife, podem ser feitas em qualquer lugar e não precisam da cerimônia que foi criada para esta sexta e incluída na agenda de última hora.

SEM OPORTUNIDA­DE

Acontece que a forma como a agenda de Lula foi construída, inicialmen­te, deixou pouca possibilid­ade para que Campos estivesse ao lado do presidente.

A primeira agenda foi em Arcoverde, por exemplo. Campos até poderia ter ido, mas o Recife amanheceu com uma torrencial chuva que causou muito transtorno à cidade com alagamento­s e risco de deslizamen­to de barreiras (como sempre).

Viajar para um evento fora seria um risco político consideráv­el.

RAQUEL

O resultado foi que Raquel Lyra protagoniz­ou quase todas as imagens de Lula no estado. Além de menções bem humoradas feitas a ela pelo presidente, confirmand­o o bom relacionam­ento entre os dois, o próprio perfil oficial de Lula no Instagram, por exemplo, fez questão de colocar a governador­a em quase todas as fotos com o petista.

ENQUADRAME­NTO

Isso chamou atenção, porque essas imagens são produzidas pela equipe presidenci­al, havia muitos ministros e outros políticos nos palanques, mas em quase todos os enquadrame­ntos publicados estavam sempre Raquel, Lula e a primeira-dama Janja.

O terceiro e último evento do dia, este no Recife, contou com a participaç­ão de João Campos, porque foi no Recife, no Parque Dona Lindu. Mas Raquel também estava lá e dividiu as atenções. A questão continuava.

XADREZ SEM VERBO

Criaram, então, um evento só pra ele, que acontece antes da partida para o Ceará em um hotel na Avenida Boa Viagem, perto do lugar onde o petista dorme sempre, no Atlante Plaza. Será quase como um “café no caminho para o aeroporto”. Mas a foto será garantida.

O QUE HÁ

O PT e o PSB estão conversand­o sobre a chapa de reeleição de João Campos. Petistas exigem a vice, mas fingem que não estão pressionan­do e a decisão será só de Campos. Os eventos, as fotos e a agenda fazem parte da disputa não verbal dentro do tabuleiro. É interessan­te de se observar.

INTELIGÊNC­IA

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowsk­i conseguiu recapturar os fugitivos da penitenciá­ria de Mossoró somente depois que desmobiliz­ar a Força Nacional e desistiu de procurar. O resultado só veio quando pararam a caçada desesperad­a e começaram a focar em inteligênc­ia.

Seria o caso, talvez, de começar pela inteligênc­ia da próxima vez.

PISTAS FALSAS

Ficou comprovado que a maior parte das informaçõe­s que os investigad­ores tinham no Rio Grande do Norte estava equivocada. Foi preciso que eles saíssem do estado no qual a prisão está localizada para que se conseguiss­e rastreá-los com eficiência.

Isso parece ser condizente com o que alguns policiais federais reclamaram, sobre não poderem confiar em autoridade­s que estavam ali trabalhand­o junto com eles.

DINHEIRO

E mais: não foi difícil para os fugitivos conseguire­m ajuda de pessoas nos arredores da prisão. Os bandidos pareciam saber exatamente como fugir e o que deveriam procurar do lado de fora.

Outro indício grave é que havia dinheiro que eles conseguira­m “sacar”, como se fosse um fundo criminoso exatamente para situações desse tipo. A “ajuda” fez com que eles só fossem pegos a 1,6 mil km do presídio.

Quem mandou esse dinheiro e de onde ele veio?

 ?? ?? Lula e Raquel Lyra
Lula e Raquel Lyra
 ?? ?? O prefeito do Recife, João Campos (PSB)
O prefeito do Recife, João Campos (PSB)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil