Jornal do Commercio

Secretaria de Educação de Pernambuco tem até o final de abril para prestar esclarecim­entos ao MPPE sobre o concurso público para professore­s

O Ministério Público realizou uma audiência com objetivo de buscar a adoção das providênci­as para a nomeação dos profission­ais de ensino que deverão atuar nas escolas estaduais

- MIRELLA ARAÚJO

ASecretari­a de Educação e Esportes (SEE-PE) tem até o dia 30 de abril para prestar esclarecim­entos sobre o concurso público para professore­s de Música e Educação Especial. O pedido foi feito pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Promotor de Justiça de Defesa da Educação da Capital, Salomão Ismail Filho.

Os gestores públicos devem responder ao MPPE qual é o atual número de cargos de professor de Música e quantos precisam ser criados por lei para acomodar os aprovados no concurso; como está a tramitação para nomear 53 profission­ais da Educação Especial; as providênci­as adotadas para nomear os aprovados para o cargo de professor de Música, ainda em 2024; e apresentar um cronograma de nomeação dos aprovados para as duas categorias.

Além disso, o MPPE requisitou à SEE se manifestar sobre a alegação de alguns candidatos de que há professore­s de Música trabalhand­o na rede estadual de ensino como “autônomos”, sem vínculo efetivo ou contrato temporário vigente.

AUDÊNCIA VIRTUAL

No dia 19 de março, o MPPE recebeu em reunião virtual, os integrante­s da Secretaria Estadual de Educação e Esportes e candidatos aprovados no concurso público para professore­s de Música e da Educação Especial.

Os candidatos Mikaely Panta e Cleydson Luan afirmaram que o Estado de Pernambuco mantém temporário­s atuando em cada uma das funções ofertadas pelo concurso, sendo 121 contratos para intérprete de Libras, 35 para braillista e 60 para professore­s de Música. Inclusive, segundo denunciara­m, também existem professore­s “autonômos”, que estariam trabalhand­o na rede sem vínculo efetivo ou contrato temporário.

Durante a reunião, a Secretária-executiva de Gestão de Pessoas da SEE, Rafaela Ribeiro, explicou que a pasta está em contato com a Secretaria de Administra­ção do Estado (SAD) a fim de efetivar a nomeação de 53 candidatos para a Educação Especial. No caso dos professore­s de Música, não há previsão porque, segundo ela, apesar de o certame oferecer determinad­o número de vagas, alguns cargos não teriam sido foi criados por lei.

O Gerente-geral de Gestão de Pessoas da SEE, José Alysson Pereira, informou que o edital do concurso abriu 101 vagas para o cargo de professor de Música, 29 vagas para professor braillista e 25 vagas para professor intérprete de Libras. Porém, como o assunto ainda está em debate com a SAD, ele não soube informar quantas nomeações poderiam ocorrer ainda em 2024.

 ?? ?? O MPPE pactuou com os integrante­s da SEE o envio de uma série de informaçõe­s até o dia 30 de abril
O MPPE pactuou com os integrante­s da SEE o envio de uma série de informaçõe­s até o dia 30 de abril

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil