Jornal do Commercio

Grande Recife tem aumento de mortes em tiroteios em março

Segundo levantamen­to do Instituto Fogo Cruzado, ao menos 183 pessoas foram baleadas no último mês. Desse total, 138 morreram e 45 ficaram feridas

- RAPHAEL GUERRA

ARegião Metropolit­ana do Recife (RMR) continua registrand­o altos índices de violência - principalm­ente armada. Um novo levantamen­to do Instituto Fogo Cruzado, divulgado ontem, revelou que ao menos 165 tiroteios/disparos de arma de fogo foram somados em março de 2024. O número é 4% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 158 casos foram mapeados.

Chamou a atenção o fato de que houve mortes em 99% dos tiroteios contabiliz­ados no mês passado. Segundo o instituto, 183 pessoas foram baleadas. Desse total, 138 morreram e 45 ficaram feridas.

O número de mortos apresentou aumento de 15%. Já o de feridos, queda de 20%. A comparação foi feita com março de 2023, quando, dos 176 baleados, 120 morreram e 56 ficaram feridos.

O único caso de tiroteio sem vítimas registrado no mês passado aconteceu no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, em uma perseguiçã­o policial no dia 29. Na ocasião, dois homens roubaram um carro no bairro Cordeiro e seguiram até o bairro de Joana Bezerra, quando agentes da Polícia Militar avistaram o veículo e iniciaram a perseguiçã­o, que se encerrou com tiroteios na Avenida Domingos Ferreira.

Outro dado que preocupou o instituto foi o número de adolescent­es baleados, que aumentou quase o dobro em comparação com março de 2023. Ao todo, 11 adolescent­es foram atingidos por tiros na RMR: dez morreram e um ficou ferido. No mesmo período de 2023, seis adolescent­es foram baleados: três morreram e três ficaram feridos.

“A quantidade de tiroteios que terminam em vítimas no Grande Recife nos mostra a gravidade do problema da violência armada na região. O número de adolescent­es mortos por tiros explodiu em relação ao mesmo período do ano anterior e isso significa um aprofundam­ento na juveniliza­ção das mortes. O Estado de Pernambuco precisa urgentemen­te implementa­r um plano de controle da violência letal com foco nos mais atingidos”, declarou Ana Maria Franca, coordenado­ra do Instituto Fogo Cruzado em Pernambuco.

VIOLÊNCIA EM BRASÍLIA TEIMOSA BATE RECORDE

A violência também atingiu seu pico no bairro de Brasília Teimosa, Zona Sul da capital pernambuca­na, que acumulou sete tiroteios com oito baleados.

Entre os casos mapeados, dois irmãos foram mortos a tiros no meio da rua por homens que estavam dentro de um veículo.

Em seis anos mapeando a RMR, o Instituto Fogo Cruzado registrou 63 tiroteios e 69 baleados em Brasília Teimosa, o que significa em média menos de um tiroteio e baleado por mês neste período.

Os números indicam que a violência no bairro, que concentra menos de 20 mil habitantes, teve seu recorde neste mês que passou.

MUNICÍPIOS MAIS VIOLENTOS EM MARÇO:

•Recife: 80 tiroteios, 65 mortos e 22 feridos;

•Jaboatão dos Guararapes: 22 tiroteios, 18 mortos e 6 feridos;

•Olinda: 15 tiroteios, 11 mortos e 4 feridos;

•Cabo de Santo Agostinho: 14 tiroteios, 15 mortos e 3 feridos;

•Abreu e Lima: 7 tiroteios, 5 mortos e 3 feridos.

BAIRROS:

•Brasília Teimosa (Recife): 7 tiroteios, 7 mortos e 1 ferido;

•Barra de Jangada (Jaboatão dos Guararapes): 6 tiroteios, 4 mortos e 2 feridos;

•Dois Unidos (Recife): 5 tiroteios e 6 mortos;

•Pina (Recife): 5 tiroteios, 5 mortos e 2 feridos.

ACUMULADO DO ANO

No primeiro trimestre de 2024, houve 537 tiroteios/ disparos de arma de fogo na RMR. Ao todo, 600 pessoas foram baleadas neste período: 423 morreram e 177 ficaram feridas.

Em comparação com o mesmo período de 2023, que concentrou 445 tiroteios e 498 baleados, sendo 367 mortos e 131 feridos, os três primeiros meses de 2024 tiveram aumento de 21% nos tiroteios, aumento de 15% nos mortos e aumento de 35% nos feridos.

 ?? ?? Mortes foram contabiliz­adas em 99% dos tiroteios no mês passado
Mortes foram contabiliz­adas em 99% dos tiroteios no mês passado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil