Jornal do Commercio

Biden diz a Netanyahu que ajuda dos EUA a Israel depende de proteção a civis de Gaza

Esta é a primeira vez que o presidente americano sugere que os Estados Unidos poderiam condiciona­r sua ajuda a seu principal aliado no Oriente Médio

-

Opresident­e americano, Joe Biden, disse ao premiê israelense, Benjamin Netanyahu, nesta quinta-feira (4), que o apoio contínuo dos Estados Unidos dependerá das ações de Israel para proteger os civis de Gaza, e instou um “cessar-fogo imediato” no território palestino.

Em um telefonema depois que um bombardeio israelense matou sete trabalhado­res humanitári­os - que Israel atribuiu a um erro - Biden instou Netanyahu a “anunciar e implementa­r uma série de passos específico­s, concretos e mensurávei­s para abordar os danos a civis, o sofrimento humanitári­o e a segurança dos voluntário­s”, informou a Casa Branca em um comunicado.

Biden “deixou claro que a política americana com relação a Gaza será determinad­a por nossa avaliação da ação imediata de Israel sobre estes passos”, acrescento­u.

Esta é a primeira vez que o presidente americano sugere que os Estados Unidos poderiam condiciona­r sua ajuda a seu principal aliado no Oriente Médio.

Biden disse a Netanyahu que os ataques aos voluntário­s e a situação humanitári­a em Gaza, onde as Nações Unidas advertiram para o risco de fome, “são inaceitáve­is”.

E “ressaltou que um cessar-fogo imediato é essencial para estabiliza­r e melhorar a situação humanitári­a e proteger civis inocentes”.

Biden elevou o tom após a morte, na segunda-feira, de sete voluntário­s em Gaza, seis estrangeir­os e um palestino, em um ataque israelense.

Ele disse estar “indignado” com o ataque e considerou que Israel não faz “o suficiente” para proteger as organizaçõ­es que ajudam a população civil em Gaza, submetida a uma situação humanitári­a catastrófi­ca.

APOIO DOS EUA É “INABALÁVEL”

O apoio dos Estados Unidos à defesa de Israel continua “inabalável”, declarou a Casa Branca nesta quinta-feira (4).

“Nosso apoio à autodefesa de Israel continua inabalável”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, aos jornalista­s. “Eles enfrentam uma variedade de ameaças, e os Estados Unidos não vão abandoná-los”.

 ?? ?? Biden ressaltou que um cessar-fogo imediato é essencial para estabiliza­r e melhorar a situação humanitári­a
Biden ressaltou que um cessar-fogo imediato é essencial para estabiliza­r e melhorar a situação humanitári­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil