Jornal do Commercio

Procurador-geral do STJD nega pedido de portões fechados para Sport x Ceará e relator dará resposta final

Federação Cearense pediu ao STJD que Sport x Ceará fosse realizado de portões fechados

- DAVI SABOYA

Oduelo entre Sport x Ceará pelas quartas de final da Copa do Nordeste ganhou mais um capítulo. Nesta quinta-feira (4), o procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportivo (STJD), Ronaldo Piacente, indeferiu o pedido da Federação Cearense de Futebol para realização do jogo de portões fechados. A entidade usou como justificat­iva a falta de segurança em Pernambuco.

No fim dessa quarta-feira, a Confederaç­ão Brasileira de Futebol (CBF) confirmou o jogo entre Sport x Ceará para o próximo dia 10 de abril, às 21h30, na Arena de Pernambuco, casa do Leão durante a reforma na Ilha do Retiro.

“Já apresentei o meu parecer, agora ele vai para o relator Felipe Bevilaqua (relator do caso no STJD) para ver se ele acolhe. Mas opinei pelo indeferime­nto do pedido”, afirmou Piacente, em entrevista ao GE.

Piacente ainda tratou como ruído de informação da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco a resposta dada ao STJD sobre a segurança para a realização da partida.

No documento, assinado pelo comandante geral da Polícia Militar, Ivanildo Torres, o órgão de segurança do Estado afirmou que não era possível garantir a “segurança absoluta” e recomentou a realização do jogo de portões fechados.

“Analisando o ofício enviado pelo comandante da PM-PE, a principio ele fala: nós temos toda logística, todo plano, a gente garante todo o planejamen­to de segurança. Ocorre que quando o relator do processo fala sobre uma segurança absoluta, absoluto não dá pra garantir”, disse Piacente.

“Em seguida (houve coletiva na SDS para elucidar o assunto), o comandante diz que tem a garantia da segurança, que vai envidar todos os reforços para fazê-la, que há efetivo. Então, opinei pelo indeferime­nto, porque se a polícia me dá garantia, como vou dizer não?”, acrescento­u, na entrevista ao GE.

CEARÁ PEDE ADIAMENTO DO JOGO NO STJD

Depois que a CBF confirmou a realização de Sport x Ceará, na Arena de Pernambuco, na próxima quarta-feira), o Ceará solicitou o adiamento do jogo ao STJD para o dia 20 de abril. Apesar da Polícia Militar de Pernambuco ter deixado claro que garante a segurança do jogo, o clube insiste na tese de falta de segurança no Estado para a realização da partida por causa do ataque ao ônibus do Fortaleza.

Porém, existe outro assunto em jogo. Um dia antes da partida, o Sport será julgado no pelo Pleno do STJD pelo incidente com a delegação do Fortaleza.

Como foi punido com a realização de oito jogos de portões fechados e, posteriorm­ente, conseguiu um efeito suspensivo, o Ceará espera em uma condenação do time pernambuca­no e, que assim, a pena seja cumprida já na decisão pela Copa do Nordeste.

VEJA TRECHO DO DOCUMENTO DO CEARÁ ENVIADO AO STJD

“Em verdade, a remarcação da partida atende inteiramen­te todos os quesitos atinentes à Lei Geral do Esporte e do CBJD pois permitiria (i) o tempo hábil regulament­ar para a logística das equipes e (ii) a aplicação da pena de perda de mando de campo com remessa da referida partida para uma praça fora do estado de Pernambuco, que não possui garantias de segurança segundo a PM-PE”.

 ?? ?? CBF
confirmou a Arena de Pernambuco como o palco de Sport x Ceará pela Copa do Nordeste
CBF confirmou a Arena de Pernambuco como o palco de Sport x Ceará pela Copa do Nordeste

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil