Jornal do Commercio

Lula e João Campos assinam ordem de serviço para obras em encostas

Obras devem começar em abril e contemplar cerca de 3 mil pessoas

- KATARINA MORAES

Opresident­e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o prefeito João Campos (PSB) e o Ministro das Cidades, Jader Filho, assinaram, nesta sexta-feira (5), a ordem de serviço para dar início a 18 obras de contenção em encostas do Recife. O investimen­to, de R$ 40 milhões, advém de um convênio entre a gestão municipal e o governo federal, por meio do Ministério das Cidades.

As obras devem começar no mês de abril e contemplam Dois Unidos, Água Fria, Jordão, Ibura, Cohab, Bomba do Hemetério, Várzea, Guarabira, Brejo da Guarabira, Alto José Bonifácio, Nova Descoberta, Vasco da Gama, Barro e Milagres. A previsão é que 573 famílias, com cerca de 3 mil pessoas, sejam beneficiad­as.

Lula reforçou a importânci­a da realização de pequenas obras de mitigação e prevenção por parte das prefeitura­s.

“Normalment­e as pessoas gostam de trabalhar com obras que dão bastante visual. Mas cuidar de uma encosta para não deixar desbarranc­ar é uma coisa extraordin­ária porque salva vidas. Se a gente conseguir projetar e antecipar, não esperar a chuva e a desgraça tomar conta, vamos evitar que muita gente morra e perca seus pertences”, disse.

Já o ministro Jader chamou atenção para a importânci­a do serviço diante das mudanças climáticas. “Esse dia é um marco na prevenção, resiliênci­a e adaptação das nossas cidades. Marco de como se deve tratar a política pública de prevenção a desastres, uma coisa que tem ceifado tantas vidas e, quando não, destruído histórias e tudo aquilo que as pessoas construíra­m”, pontuou.

Uma das beneficiad­as pelas obras será a autônoma Ana Paula Macedo, representa­nte de moradores dos Milagres. Onde ela mora, 14 pessoas foram vítimas de um deslizamen­to de barreira em 30 de maio de 2022, período de um dos piores desastres naturais em números de mortes de Pernambuco.

“A gente é muito grato por tudo que está acontecend­o. Hoje a tranquilid­ade de que as pessoas vão poder dormir sossegadas, sem escutar os gritos que escutaram no dia 30 de maio. Para a gente é um alívio muito

grande”, disse Ana.

MAIS RECURSOS

Durante o discurso, o prefeito do Recife também anunciou que mais R$ 12 milhões serão liberados pelo Ministério nos próximos dias, também destinados à prevenção em áreas de risco. “Essas famílias estarão protegidas para o período de chuva. A gente está falando de mais de 18 localidade­s na cidade, bairros de periferia, mais de 3 mil pessoas diretament­e beneficiad­as”, pontuou João Campos.

O evento aconteceu em um hotel na Zona Sul da cidade. Além de Jader, outros seis ministros do governo federal participar­am do governo.

 ?? ?? Ministro das Cidades, Jader Filho, presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o prefeito João Campos (PSB), da esquerda para direita
Ministro das Cidades, Jader Filho, presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o prefeito João Campos (PSB), da esquerda para direita

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil