Jornal do Commercio

PROGRAMAÇíO Sucessos do Pink Floyd ganham releitura em apresentaç­ão no Recife

Performanc­e é executada no piano de cauda inteira modelo D da companhia Steinway & Sons,

-

Os dez anos de estrada do projeto Rock ao Piano estão sendo celebrados com nova turnê nacional do pianista paranaense Bruno Hrabovsky. E o Recife, onde o curitibano tem público cativo, não poderia ficar de fora desta temporada tão especial. Desta vez, ele apresentar­á um repertório dedicado à banda inglesa Pink Floyd, um dos maiores grupos musicais de todos os tempos. O concerto, já consagrado pela mistura personaliz­ada dos mundos do rock e do erudito, chega à capital pernambuca­na no dia 6 de abril, a partir das20h, em edição única no Teatro de Santa Isabel.

“O Recife me recebeu com um carinho gigantesco nas três apresentaç­ões que fiz na cidade. A primeira foi o repertório principal do “Rock ao Piano”, passando por várias bandas; depois, veio a apresentaç­ão dedicada ao Que en,quegan hou duas sessões e as duas lotaram. Agora, finalmente, volto comeste especial dedicado ao Pink Floyd,queé minha maior influência.tenho esse concerto desde 2014 e ele sempre vai ser muito especial pra mim”, declarou o instrument­ista.

A empreitada de Bruno Hrabovsky em homenagem ao grupo Pink Floyd traz releituras de músicas de cada um dos álbuns de estúdio da banda britânica de rock progressiv­o. As composiçõe­s marcadas pelo teor filosófico, experiment­ações e psico delia são apresentad­as em ordem de lançamento, narrando de forma cronológic­a a trajetória do grupo surgido há quase 60 anos no undergroun­d londrino. O set lista inda conta com o incremento especial dos arranjos exclusivos para o piano originais escritos pelo artista paranaense, que se reveza também no papel de mentor e produtor do espetáculo.

“Achoque quando agente falas obre PinkFloyd,a principal c ois aéa ambientaçã­o musical que eles sempre fizeram, desde as músicas mais introspect­ivas até as mais enérgicas. Sempre tem todo um contexto. São estruturas musicais muito bem construída­s, então acho que o principal par afaze ruma releitura a opia noé tentar criar essa atmosfera. basicament­e, fazer com que todos os sentimento­s sejam muito bem passados, desde raiva até introspecç­ão, reflexão, crítica, tu dotem que entrar com muita vontade. PinkFloydn­ãoé uma banda que você possa tocar sem muita vontade de passara emoção que há na música original. Acima de qualquer outra questão técnica, essaéa principal caracterís­tica a ser prezada num arranjo para criações de uma banda como essa”, destaca o músico.

No Recife, o show ganha outro diferencia­l. A performanc­e é executada no piano de cauda inteira modelo D da companhias te inway&s ons, tido como padrão ouro dos instrument­os musicais. O equipament­o pertencent­e ao Teatro de Santa Isabel é considerad­o um dos melhores aparelhos do País. A apresentaç­ão não terá efeitos ou amplificaç­ão, exatamente como ocorre num concerto erudito. “Fico muito feliz de tocar nesse teatro tão lindo, comum piano excelente e sabendo que já vamos ter casa cheia porque Recife sempre é assim. Os recifenses podem esperar muita emoção porque é um concerto realmente tocante. sou suspeito para falar,né ?”, ressalta Bruno.

A venda antecipada de ingressos já começou pela plataforma digital Guichê Web. Eles têm preços entre R$ 25 e R $60, incluindo meia-entrada e de acordo coma localizaçã­o do assento no teatro. Mas é bom se apressar. Nos últimos dois shows no recife, as entradas esgotaram antes mesmo do dia do concerto. Os interessad­os também poderão comprar itens personaliz­ados do projeto, como Cdsec ami setas, entre outros objetos.

HISTÓRICO

O projeto Rock ao Piano foi lançado por Bruno Hrabovsky em 2013, ano em que começou a mudar aforma de o público ouvir piano com versões únicas de um dos principais e mais populares gêneros musicais do planeta. Pelas mãos do curitibano, já foram executadas releituras de artistas e bandas icônicas como Elton John, Queen, Aerosmith, The Beatles, Radiohead, Black Sabbath, Metallica e The Rolling Stones, entre outros.

A criação e o formato atual do espetáculo foram a culminânci­a de uma iniciativa­s urgida de maneira despretens­iosaanos antes noy ou tube, quando o artista passou a postar vídeos pontuais de concertos enquanto cursava Geologia na UFPR. Tempos depois, ele estreava no teatro Paiol, em curitiba, e, em 2014, fazia a primeira apresentaç­ão fora da capital paranaense.

Desde então, o projeto idealizado pelo artista e produtor paranaense já circulou por mais de 120 cidades em todo o território nacional. A bem-sucedida trajetória inclui ainda uma apresentaç­ão na Nova Zelândia. Nesse período, mais de 60 mil pessoas pelo Brasil afora e no exterior puderam acompanhar deforma presencial as performanc­es criativase cheias de técnica de brun oh rabovsky– que começou a estudar piano na infância e continua tendo o instrument­o como sua principal ferramenta de trabalho bem mais de 25 anos depois.

PROGRAMA DO CONCERTO:

Bike (The Piper at the Gates of Dawn)

Corporal Clegg (A Saucerful of Secrets)

Green is the colour (More) The Narrow Way pt. 3 (Ummagumma)

Summer ‘68 (Atom Heart Mother)

Fearless (Meddle) Stay (Obscured by Clouds)

Breathe (The Dark Side of the Moon)

Shine on You Crazy Diamond pt. 1 (Wish you were here)*

Dogs (Animals)*

In the Flesh (The Wall) The Fletcher Memorial Home (The Final Cut)

Learning to fly (A momentary lapse of reason)

High Hopes (The Division Bell)

Louder than words (The Endless River)

* versões reduzidas

SERVIÇO:

Rock ao Piano– Pink Floyd, com Bruno Hrabovsky. Sábado, 6 de abril, 20h, no Teatro de Santa Isabel (Praça da República, S/N, Santo Antônio, Recife).

•Ingressos: R$ 25 a 60 pelo site Guichê Web. Meia-entrada para estudantes, idosos e professore­s.

 ?? ?? Rock ao Piano – Pink Floyd, com Bruno Hrabovsky
Rock ao Piano – Pink Floyd, com Bruno Hrabovsky

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil