Jornal do Commercio

Dia Nacional de Combate ao Bullying e Violência nas escolas inspira ações

Data traz à tona a importânci­a da sensibiliz­ação por parte de estudantes, pais e escola em relação ao bullying, viabilizan­do um debate para que possam melhorar o convívio no espaço escolar

- MIRELLA ARAÚJO

Na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Dom Sebastião Leme, localizada no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, um projeto de mediação de conflito tem transforma­do o cotidiano escolar e combatido práticas como bullying.

Em uma sala, professore­s e alunos voluntário­s se propõem a desenvolve­r trabalhos que busquem acolher estudantes que estão passando por situações difíceis com objetivo de resolver as diferenças de forma amigável e humana.

A aluna do terceiro ano, Gabriela França, participa do projeto de forma voluntária há dois anos. Ela conta que fez um curso de mediação de conflito e se interessou em participar de ações que promovam a Cultura de Paz dentro do ambiente escolar.

“Essa iniciativa me moldou e pude perceber que ela também gerou mudanças entre os alunos da escola. Alguns estudantes que sempre estavam na direção por mau comportame­nto, por faltar com respeito aos colegas e praticando bullying, acabaram mudando de comportame­nto e enxergando que não precisa ir para violência para resolver um problema”, comentou Gabriela em entrevista à coluna Enem e Educação.

Criada em 2021, a sala de mediação de conflitos da EREM Dom Sebastião Leme surgiu a partir de uma necessidad­e de que os alunos tivessem um espaço dedicado a tratar das questões socioemoci­onais. É também um espaço que a escola encontrou de combater situações envolvendo os mais diversos tipos de preconceit­os e situações extremas de violência.

“Percebemos que prática do bullying vem diminuindo na escola. Desde o primeiro dia de aula, todos os professore­s trabalham com essa temática promovendo uma roda de diálogo com os estudantes. A partir do momento que eles começam a ter uma facilidade de compreensã­o desse universo, eles estão desenvolve­ndo melhor a aquisição de conhecimen­to para mediar esses conflitos e vão tendo motivação para seguir com os estudos”, afirmou o professor Luiz Henrique Nunes Cândido, que coordena vários projetos na escola, principalm­ente na prevenção da violência.

CULTURA DE PAZ

De acordo com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), cultivar a cultura de paz nas escolas atende a Lei Federal nº 14.811/24, que institui medidas de proteção à criança e ao adolescent­e contra a violência nos estabeleci­mentos educaciona­is.

Uma das estratégia­s para o combate da violência é o desenvolvi­mento de formação continuada aos professore­s. “Nos preocupamo­s em desenvolve­r projetos de formação de professore­s e em breve teremos um edital específico para tratar das questões de fortalecim­ento da saúde mental dos estudantes. É significat­ivo para a gente que os professore­s tenham ferramenta­s pedagógica­s para tratar dessa discussão e, a partir disso, poder tratar esses conflitos de forma pedagógica”, destaca a secretária executiva de Desenvolvi­mento da Educação, Tarcia Silva.

DIA NACIONAL DO COMBATE AO BULLYING E VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

O bullying é marcado por diversas nuances de violência, sendo ocasionado sistematic­amente por um grupo ou uma pessoa contra uma criança ou grupo específico. O Dia Nacional de Combate ao Bullying e Violência nas escolas, celebrado neste domingo (7), traz à tona a importânci­a da sensibiliz­ação por parte de estudantes, pais e escola em relação a essa prática, viabilizan­do um debate para que possam melhorar o convívio no espaço escolar.

 ?? FILIPE JORDÃO / SEE-PE ?? Nas escolas da rede pública de Pernambuco, porém, as práticas de boa convivênci­a que previnem e suavizam situações de conflitos fazem parte do cotidiano escolar, consolidan­do, assim, as políticas públicas de cultura de paz
FILIPE JORDÃO / SEE-PE Nas escolas da rede pública de Pernambuco, porém, as práticas de boa convivênci­a que previnem e suavizam situações de conflitos fazem parte do cotidiano escolar, consolidan­do, assim, as políticas públicas de cultura de paz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil