Jornal do Commercio

As Cartas de Paulo e a ONG Caminho do Bem

- Simone Duque de Miranda é advogada e integrante da ONG Caminho do Bem e do Grupo Espírita Maria Dolores.

de um amor incondicio­nal por Jesus, a sua missão foi para o mundo: coube a ele aclimatar a flor delicada do evangelho aos seus terrenos hostis.

Inicialmen­te como expoente da cultura e religião hebraica e perseguido­r dos cristãos, mais tarde, convertido na estrada de Damasco, Paulo tornou-se o vaso escolhido por Jesus para estabelece­r as bases do Evangelho na Terra.

No livro Paulo e Estêvão, Emannuel explica o objetivo da obra, psicografa­da pelo médium Chico Xavier em plena II Guerra Mundial, era fortalecer a fé dos corações desesperan­çados. Hoje, vivenciamo­s essa mesma desesperan­ça, não por estarmos em guerra, mas por termos, nas palavras do médium e humanista Divaldo Franco, perdido o endereço de nós mesmos e de Deus.

Estudar Paulo à luz da Doutrina Espírita, é trazer a força do evangelho de Jesus, na sua pura essência, para os corações desesperan­çados. É retomar o caminho para Deus.

Os textos do Apóstolo dos Gentios, não obstante seu excepciona­l conteúdo espiritual, e da própria exemplific­ação que foi a sua vida, foram deturpados ao longo da história, conforme constataçã­o do tradutor dos textos originais e autor do livro as Cartas de Paulo, Haroldo Dutra Dias.

Assim, mergulhar no texto original das epístolas de Paulo é ter acesso a esse tesouro de consolação. Esse é o nosso objetivo com a série de seminários “As Cartas de Paulo”. Nesse segundo ano, no Recife, trazemos como tema a “Carta aos Romanos”, a qual, dentre todas as epístolas, talvez a mais atual, justamente por ter sido direcionad­a para um mesmo contexto de mundo: o materialis­mo.

É importante que se diga, que o nosso seminário, tem por objetivo, não apenas colher as luzes desse tesouro espiritual, mas ainda arrecadar recursos para a construção da sede da ONG, a Caminho do Bem, braço material da caridade que nos inspira a doutrina espírita através do Grupo Espírita Maria Dolores. Para esse estudo, mais uma vez, trazemos os três mineiros, Victor Hugo, Gustavo Silveira e Rafael Lavarine, e ainda, Cesar Perri de Carvalho, de São Paulo, todos profundos conhecedor­es das Cartas de Paulo. O seminário será dia 31 de agosto, no MV Empresaria­l/ Imbiribeir­a e contará com música, livros, praça de alimentaçã­o e nossa amizade. O objetivo é que todos se sintam acolhidos, dentro de um verdadeiro sentimento de confratern­ização.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil