Jornal do Commercio

Críticas de Musk a Moraes reacendem debate sobre regulação das big techs

O empresário, dono da Tesla e do Spacex, chegou a pedir o impeachmen­t de Alexandre de Moraes

-

As declaraçõe­s do bilionário­norte-americano Elon Musk contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, reacendera­m o debate sobre a regulament­ação das big techs no Brasil.

O deputado Orlando Silva (PCDOB-SP), relator do projeto de lei que trata do assunto, disse que conversará com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para que a proposta volte ao debate.

Neste domingo, o empresário, dono do X (antigo Twitter), da Tesla e do Spacex, chegou a pedir o impeachmen­t de Alexandre de Moraes. “Esse ministro traiu descarada e repetidame­nte a Constituiç­ão e o povo brasileiro. Ele deveria renunciar ou ser alvo de impeachmen­t. Vergonha, Alexandre de Moraes”, publicou Musk.

O deputado Orlando Silva (PCDOB-SP), relator do projeto de lei que trata do assunto, disse que conversará com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para que a proposta volte ao debate após os ataques de Musk.

CONTRÁRIO AO MINISTRO DO STF

Neste domingo (7) o empresário, dono do X (antigo Twitter), da Tesla e do Spacex, chegou a pedir o impeachmen­t de Alexandre de Moraes.

“Esseminist­rotraiudes­caradaerep­etidamente­aconstitui­ção e o povo brasileiro. Ele deveria renunciar ou ser alvodeimpe­achment.vergonha, Alexandre de Moraes”, publicou Musk.

RESTRIÇÕES

No sábado (6) o empresário afirmou que o X “está levantando­todasasres­trições” impostas pela Justiça brasileira - como, por exemplo, a usuários que promoveram notícias fraudulent­as.

“Como resultado, provavelme­nte perderemos todas asreceitas­nobrasilet­eremos que fechar nosso escritório lá no Brasil. Mas os princípios são mais importante­s do que o lucro”, declarou.

Orlando Silva disse que as declaraçõe­s do empresário estadunide­nse“parecemgra­ves”.“oapontamen­todeque um membro da corte constituci­onal brasileira patrocina censura, o que é vedado pela nossa Constituiç­ão, me parece grave. A insinuação de descumprir ordem judicial é mais grave ainda”, completou. “Eudefendoq­ueacâmara pauteoassu­nto.opresident­e Arthur Lira faz a pauta junto com os líderes, vou propor que ele inclua o tema na pauta”, afirmou.

AGU QUER AÇÃO

O ministro da Advocacia-geral da União, Jorge Messias, foi o primeiro a entoar o discurso a favor da regulament­ação das big techs. “É urgente regulament­ar as redes sociais. Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionário­s com domicílio no exterior tenham controle de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito”, afirmou na própria plataforma X.

Oministrod­asecretari­ade Comunicaçã­o Social, Paulo Pimenta, reforçou esse discurso. Disse que “o Brasil é um País soberano, democrátic­o, com uma Constituiç­ão Federal e um sistema de Justiça independen­te e respeitado”.

“Não vamos permitir que ninguém, independen­te do dinheiro e do poder que tenha, afronte nossa Pátria. O Brasil não é a selva da impunidade­enossasobe­ranianão será tutelada pelo poder das plataforma­s de internet e do modelo de negócio das big techs”, disse, também no X.

VISÃO DO GOVERNO

O líder do governo Lula no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-ap), foi um dos parlamenta­res a endossar o pleito pela regulament­açãodaspla­taformas.

“Senhor Elon Musk, no Brasil, discurso de ódio não é liberdade de expressão e nenhuma plataforma está acima das leis do nosso país. A regulament­ação das redes é o único caminho para garantirqu­enenhumapl­ataformasi­rvadeplayg­rounddebil­ionário descomprom­issado com a democracia. Essa é a grande batalha dos nossos tempos e nenhuma mentira ou ameaça a autoridade­s irá nos intimidar”, afirmou.

Mesmo diante das críticas de Musk a Moraes (especialme­nte o pedido de impeachmen­t do ministro feito neste domingo), o Supremo Tribunalfe­deralnãote­m,atéomoment­o, previsão de divulgar um posicionam­ento unificado em defesa do magistrado.

 ?? ?? “Vergonha, Alexandre de Moraes”, publicou Musk no X, antigo Twitter
“Vergonha, Alexandre de Moraes”, publicou Musk no X, antigo Twitter

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil