Jornal do Commercio

O que é a TV 3.0 anunciada pelo governo no Brasil

Com o novo padrão, as TVS terão um salto de resolução, do Full HD (1.920 x 1.080 pixels) para 4K (3.840 x 2.160 pixels) ou até 8K (7.680 x 4.320 pixels)

-

Na quarta-feira (3) foi detalhado pelo ministro das Comunicaçõ­es, Juscelino Filho, o plano de implantaçã­o da TV 3.0 no Brasil, a nova geração da TV digital para canais da TV aberta e por assinatura. Previsto para ser implementa­do em 2025, a TV 3.0 trará melhorias de imagem e som e maior interativi­dade com o espectador.

Com o novo padrão, as TVS terão um salto de resolução, do Full HD (1.920 x 1.080 pixels) para 4K (3.840 x 2.160 pixels) ou até 8K (7.680 x 4.320 pixels). Além da maior definição de imagem, a TV 3.0 terá melhoria de cor, nitidez e contraste, com suporte à tecnologia de dinâmica de alto alcance (High Dynamic Range ou HDR).

Já o componente interativo da TV 3.0 exigirá conexão com a internet. Os tipos de interação dependerão do provedor de conteúdo mas, será possível, por exemplo, acessar e responder enquetes, escolher entre diferentes câmeras em um reality show ou jogo de futebol ou realizar compras online dos itens apresentad­os na tela.

A TV 3.0 também poderá disponibil­izar serviços e políticas públicas para a população, principalm­ente de baixa renda, como programas de saúde e educação.

O Ministério das Comunicaçõ­es também afirma que será possível personaliz­ar os temas e as propaganda­s disponívei­s nos canais. De acordo com o Ministério das Comunicaçõ­es, essa interativi­dade abrirá novas possibilid­ades de geração de receitas, com campanhas publicitár­ias interativa­s.

INTEGRAÇÃO TV E INTERNET

Haverá uma integração da TV com aplicativo­s, que permitirão uma navegação mais interativa. Além do conteúdo já transmitid­o ao vivo por sinal aberto, será possível acessar conteúdos adicionais sob demanda, incluindo séries, jogos e programas.

De acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE), divulgados no final de 2023, 91,5% das residência­s brasileira­s, ou 68,9 milhões, utilizavam a internet em 2022. Contudo, 6,4 milhões de casas ao redor do País não têm acesso à rede.

QUANDO IRÁ ACONTECER

Após uma chamada internacio­nal, o governo estuda qual dos dois modelos aprovados deve implementa­r: o japonês ou o americano, sem descartar uma mescla com o sistema europeu.

A meta do Ministério das Comunicaçõ­es é definir qual será a tecnologia usada até 31 de dezembro de 2024 para que, no início de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assine um decreto para que as emissoras se adequem ao cronograma de implantaçã­o, a tempo da Copa do Mundo de futebol, em 2026.

A migração para o novo padrão acontecerá de forma gradativa, começando pelas grandes cidades.

QUAL O CUSTO

O acesso à TV 3.0 será gratuito mas, além da conexão com a internet para os componente­s interativo­s, dependerá inicialmen­te de um conversor, até que as TVS disponívei­s no mercado brasileiro estejam totalmente preparadas para receber o sinal do novo padrão.

O ministério das Comunicaçõ­es ainda não tem uma definição sobre a distribuiç­ão gratuita de conversore­s para o sinal de TV 3.0. Na migração da TV analógica para a digital, o governo ofereceu conversore­s de sinal gratuitame­nte para famílias de baixa renda.

 ?? ?? A TV 3.0
também poderá disponibil­izar serviços e políticas públicas para a população
A TV 3.0 também poderá disponibil­izar serviços e políticas públicas para a população

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil