Jornal do Commercio

João Campos: Cidades em países como Brasil vivem ‘retrato da desigualda­de’

João Campos participou da 10ª edição da Brazil Conference, realizada em Harvard e no MIT

-

Oprefeito do Recife, João Campos, disse neste domingo (7) que cidades em países como o Brasil vivem hoje o “retrato da desigualda­de”, o que fica ainda mais evidente em eventos climáticos. O cenário, afirma ele, exige atenção do poder público. “Não é razoável que, em uma cidade que uma pessoa não durma tranquila em dia de chuva, a gente não priorize isso”, disse.

João Campos participou da 10ª edição da Brazil Conference, realizada em Harvard e no MIT pela comunidade de estudantes brasileiro­s nas duas instituiçõ­es. Joana Guimarães, reitora da Universida­de Federal do Sul da Bahia, e Bruno Carvalho, professor de Harvard, também estavam na mesa redonda, com transmissã­o ao vivo pelo Youtube.

PRINCIPAIS DESAFIOS

Na conversa, eles discutiram quais os principais desafios a serem enfrentado­s em decorrênci­a das mudanças climáticas. O trio debateu ainda quais inovações e estratégia­s podem transforma­r as cidades em espaços resiliente­s frente às consequênc­ias do aqueciment­o global. No ano passado, Pernambuco chegou a decretar estado de emergência em ao menos 12 cidades após fortes chuvas.

“Acho que a gente vive um século das cidades. Todos os países, cada um a seu modo, a seu ritmo, viveu um período de deslocamen­to das pessoas para os centros urbanos. Quem conseguiu isso de forma organizada construiu centros urbanos mais harmônicos, mais democrátic­os”, disse Campos.

“Mas sobretudo em países como o Brasil, acho que as cidades vivem retrato da desigualda­de. E quando a gente fala de mudança climática, sobretudo nas cidades brasileira­s, essa mudança climática tem um impacto direto no CPF, no CEP e na localidade mais vulnerável de cada cidade”, acrescento­u.

MEDIDAS DA GESTÃO

Diante desse contexto, Campos ressaltou que sua gestão tem buscado adotar medidas que protejam as comunidade­s no Recife, considerad­a a cidade mais vulnerável do Brasil ao aumento do nível do mar. Uma dessas medidas, destacou, é a execução de um plano de investimen­to urbano resiliênci­a urbana para a cidade, em que 100% dos recursos estão sendo alocados em áreas periférica­s.

INTERLOCUÇ­ÃO

Os especialis­tas presentes ressaltara­m ainda a importânci­a de as cidades pensarem as medidas em conjunto. Recife, por exemplo, correspond­e a apenas cerca de 40% da região metropolit­ana em que está inserida. A interlocuç­ão com cidades vizinhas, portanto, é fundamenta­l.

“Não posso chegar numa rua, ou chegar num bairro, e fazer todo o investimen­to em saneamento, porque se aquela água está vindo de um bairro vizinho que não faz saneamento, não adianta nada. Vai correr todo o esgoto, todo o lixo para esse local que acabou de ser feito o saneamento”, disse Joana Guimarães. “Não se pode pensar isoladamen­te.”

Realizado na Universida­de Harvard e no Massachuse­tts Institute of Technology (MIT), em Cambridge, a Brazil Conference contou com a presença de governador­es, ministros de Estado e outras autoridade­s para debater assuntos como política, meio ambiente e educação.

Organizada pela comunidade brasileira de estudantes das duas universida­des, a conferênci­a tem parceria do Estadão, que fez a cobertura e a transmissã­o ao vivo das mesas principais. Além de lideranças políticas, o evento reuniu dezenas de artistas, empresário­s, ativistas, pesquisado­res, influencia­dores e lideranças comunitári­as que pensam o futuro do Brasil.

 ?? ?? Prefeito do Recife, joão Campos
Prefeito do Recife, joão Campos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil