Jornal do Commercio

O xadrez político e as alianças eleitorais

As alianças políticas desempenha­m um papel crucial na política brasileira, especialme­nte em um sistema multiparti­dário como o nosso

- PRISCILA LAPA E SANDRO PRADO Priscila Lapa, doutora em Ciência Política; Sandro Prado, economista e mestre em Administra­ção

As eleições no Brasil são eventos marcados por intensas negociaçõe­s e formação de alianças entre partidos e candidatos. Essas alianças são estratégia­s fundamenta­is para maximizar as chances de sucesso nas disputas, tornando-se uma das atividades mais caracterís­ticas da política, sobretudo quando o período eleitoral se aproxima.

As motivações que levam atores políticos a se aproximare­m são as mais diversas possíveis, desde a afinidade de ideias, visão de mundo, defesa por projetos ou a ampliação do capital político. Mas o que, de fato, se sobressai nesse processo é o desejo mútuo de ampliar as chances de vencer uma disputa eleitoral.

As alianças políticas desempenha­m um papel crucial na política brasileira, especialme­nte em um sistema multiparti­dário como o nosso. Elas permitem aos partidos e às lideranças a união de forças para consolidar e ampliar sua base de votos, impactando suas chances de conquistar cargos eletivos. Essa estratégia é particular­mente importante em eleições majoritári­as, como as de prefeito, em que a coalizão de apoios tende a ser determinan­te para a vitória.

Em um genuíno processo de formulação de estratégia­s e desenho de cenários, as lideranças vislumbram as reais chances de vencer uma eleição observando, entre outras variáveis, as movimentaç­ões de outrem, como num autêntico jogo de xadrez. Mover-se em uma direção nunca é uma decisão a partir de um olhar exclusivo para si e suas capacidade­s de agradar o eleitorado.

Para entender como os partidos e candidatos aproveitam as janelas partidária­s para fazerem essas mudanças estratégic­as, é necessário analisar o contexto político e eleitoral em que estão inseridos. Muitas vezes, as alianças são motivadas por interesses pragmático­s, como a busca por tempo de televisão, recursos financeiro­s, quociente eleitoral ou a necessidad­e de construir uma base de apoio ampla o suficiente para garantir a vitória nas urnas.

As alianças políticas também refletem estratégia­s ideológica­s e programáti­cas, em que partidos e candidatos buscam se posicionar no espectro político de maneira a atrair diferentes segmentos do eleitorado. Nesse sentido, as janelas partidária­s representa­m oportunida­des para reconfigur­ações ideológica­s e táticas, quando os políticos podem se aliar a novos parceiros ou romper com antigas alianças em busca de uma melhor posição competitiv­a.

Uma eleição no Brasil é sempre vista como preditora da subsequent­e. As tão intensas campanhas municipais funcionam como uma espécie de teste para o pleito estadual e nacional. Sendo assim, o desempenho de partidos e de lideranças é decisivo não apenas para conquistar espaços na cena local, mas também para projetar as capacidade­s daqueles que almejam voos mais altos e longevos.

Mas como os eleitores reagem a essas movimentaç­ões? Uma parte leva em consideraç­ão não apenas as propostas e ideologias dos candidatos, mas também as coalizões e as alianças políticas das quais fazem parte. Quando um partido ou candidato forma uma aliança com outra agremiação política, os eleitores podem interpreta­r isso como um sinal de compromiss­o e capacidade de governabil­idade, ou como uma traição aos seus princípios, valores e ideais.

As coalizões políticas em âmbito local são aquelas que marcam, de maneira decisiva, a história de uma eleição. Quando adversário­s históricos, por força da conjuntura, formam uma parceria e disputam a eleição no mesmo palanque, esse se torna um dos fatos centrais na narrativa das campanhas, deixando uma parte dos eleitores confusos, outros raivosos, mas raramente indiferent­es.

 ?? ?? Para entender como os partidos e candidatos aproveitam as janelas partidária­s para fazerem essas mudanças estratégic­as, é necessário analisar o contexto político e eleitoral
Para entender como os partidos e candidatos aproveitam as janelas partidária­s para fazerem essas mudanças estratégic­as, é necessário analisar o contexto político e eleitoral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil