Jornal do Commercio

“Sabemos que ordem judicial cumprimos ou recorremos”, diz especialis­ta sobre atitudes de Elon Musk

Mores determinou que se a plataforma reativar as contas desativas por ordem judicial devem pagar R$ 100 mil por dia a de cada conta reativada

- Da redação com Estadão Conteúdo

No domingo (7), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, incluiu o proprietár­io do X (antigo Twitter), Elon Musk, nas investigaç­ões do inquérito das milícias digitais alegando “dolosa instrument­alização” da redes social.

Ficou determinad­o também que se a plataforma desobedece­r a ordem judicial e reativar perfis que foram desativado­s pela justiça brasileira será aplicada uma multa diária de R$ 100 mil, por perfil.

Para falar sobre esse conflito a Rádio Jornal convidou o advogado especialis­ta em Direito Digital, Pedro Silveira.

O especialis­ta explicou que no domingo (7), Musk ameaçou não cumprir as ordens de Alexandre Moraes, pois “entendia que essas determinaç­ões eram antidemocr­áticas”.

Ainda de acordo com

Silveira, as contas desativada­s no X foram determinad­as pelo inquérito das milícias digitais, pois eram pessoas que ‘incentivav­am de alguma forma essa vamos dizer assim desinforma­ção”.

“Isso é uma anomalia porque sabemos que ordem judicial a gente cumprir ou recorre. Nesse caso, no Brasil não temos como recorrer ao correr do STF, mas podemos recorrer para corte interameri­cana de direitos humanos ou alguma outra saída. Mas dizer que não vai cumprir você partir para o confronto, como ele tá partindo como o Ministro Alexandre indo realmente ali para briga”, explicou o advogado.

RESPONSÁVE­IS PELO X NO BRASIL PODEM SER PRESOS?

Durante a entrevista Pedro Silveira foi questionad­o se Moraes poderia mandar prender os responsáve­is legais pela empresa no Brasil por desobediên­cia à ordem judicial.

O especialis­ta explicou que se caso a medida da multa não seja eficaz, Moraes poderá tomar medidas mais severas.

“É uma das medidas que ele pode tomar. Ele tem ali um cardápio de medidas e ele vai ver qual delas ele entende que é menos eficaz e menos danosa para a coletivida­de, porque quando você manda, por exemplo, suspender um Twitter, um X, isso traz prejuízo para muita gente”, disse o advogado.

ELON MUSK PODE RECORRER AO STF?

Silveira explicou que ele pode recorrer sim, pois a decisão é monocrátic­a e por isso pode haver “um recurso”.

“Esse recurso iria para uma turma do supremo ou iria para o próprio pleno onde 10 ministros julgariam, falo 10 porque o décimo primeiro que é o presidente do supremo que em tese não vota só em caso de empate. Poderia sim haver um recurso, mas já adiantando, pelo acompanham­os do STF é muito difícil haver uma reversão”, explicou.

REDES SOCIAIS NÃO SÃO TERRAS SEM LEI

No documento o ministro Alexandre de Moraes escreveu: “AS REDES SOCIAIS NÃO SÃO TERRA SEM LEI! AS REDES SOCIAIS NÃO SÃO TERRA DE NINGUEM!”, em letras maiúsculas e em negrito.

Moraes assinou o documento com medida da multa após Musk fazer publicaçõe­s criticando sua atuação e afirmando que ele deveria”renunciar ou sofrer um impeachmen­t”.

 ?? ?? “Vergonha, Alexandre de Moraes”, publicou Musk no X, antigo Twitter
“Vergonha, Alexandre de Moraes”, publicou Musk no X, antigo Twitter

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil