Jornal do Commercio

Pernambuco registra quarto maior cresciment­o da produção industrial no Brasil

Pernambuco comemora uma alta de 5,2% na produção industrial entre janeiro e fevereiro

-

Em fevereiro, a produção industrial do Brasil recuou em cinco dos 15 investigad­os pela Pesquisa Indústria Mensal (PIM) Regional, caindo 0,3% no País. As maiores quedas foram registrada­s no Mato Grosso (-3,3%), Goiás (-2,4%) e Pará (-2,2%).

A despeito do cenário adverso para o setor, Pernambuco comemora uma alta de 5,2% na produção industrial entre janeiro e fevereiro, ficando em quarto lugar entre os estados que apresentar­am cresciment­o e superando o recuo nacional de 0,3%.

Na comparação com fevereiro de 2023 a alta em Pernambuco é de 5,3%, influencia­da principalm­ente pela fabricação de outros equipament­os de transporte, exceto veículos automotore­s (indústria de reparação naval) com cresciment­o de 59,1% e pela fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos 34,5%.

Já entre as quedas mais expressiva­s no Estado, destacou-se a atividade de fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipament­os com recuo de 14,2% no período.

FEVEREIRO X FEVEREIRO

Na comparação entre os meses de fevereiro de 2023 e 2024, a produção industrial do País expandiu 4,3%, com resultados positivos em todos os dezoito locais pesquisado­s. Rio Grande do Norte (71,5%),

Amazonas (14,0%) e Goiás (10,4%) assinalara­m avanços de dois dígitos e os mais acentuados no índice acumulado para os dois primeiros meses do ano. Pernambuco apresentou alta de 3,2%.

“Conseguimo­s explicar este aumento em todos os 18 locais pelo aumento no ritmo de produção em relação ao mesmo período do ano anterior e também temos uma baixa base de comparação do ano passado com relação a este momento”, explicou Almeida, analista da PIM Regional.

EVOLUÇÃO EM CURTO PRAZO

O índice de produção industrial é o resultado da pesquisa mensal (PIM-PF) que ajuda a refletir

as alterações das quantidade­s de bens e serviços produzidos ao longo do tempo. O principal objetivo do índice é servir como uma medida aproximada da evolução de curto prazo do valor adicionado da indústria, dado um determinad­o período de referência.

Este índice é um importante subsídio para o Sistema de Contas Nacionais do Brasil e um insumo amplamente utilizado em comparação ou em conjunção com outros indicadore­s de curto prazo para avaliar o desempenho Industrial.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Entre as quedas mais expressiva­s no Estado, destacou-se a atividade de fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipament­os
DIVULGAÇÃO Entre as quedas mais expressiva­s no Estado, destacou-se a atividade de fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipament­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil