Jornal do Commercio

Com alta de dengue, Jaboatão pede apoio ao Exército em mutirão contra o Aedes

Cidade acumula mais de 2 mil casos prováveis de dengue este ano. No mesmo período de 2023, foram notificado­s 347 casos

- CINTHYA LEITE

Omais recente boletim epidemioló­gico de arbovirose­s, divulgado nesta semana pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), mostra que o município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolit­ana do Recife, desponta com alta incidência de dengue (321,3 casos para cada 100 mil habitantes). Outras 44 cidades pernambuca­nas também estão com alta incidência de dengue.

Essa taxa preocupa: a Organizaçã­omundialda­saúde (OMS) considera que taxas acima de 300 casos/100 mil habitantes indicam situação epidêmica.

O município de Jaboatão dos Guararapes iniciou, nesta quinta-feira (11), a vacinação contra dengue, voltada a crianças com 10 e 11 anos de idade.

MAIS DE 2 MIL CASOS DE DENGUE

Até o momento, a cidade acumula 2.069 casos prováveis de dengue este ano, conforme destaca o boletim da SES-PE. No mesmo período de 2023, foram notificado­s 347 casos prováveis da doença na cidade.

Os dados deste ano correspond­em até o dia 6 de abril.

ENFRENTAME­NTO A ARBOVIROSE­S

Com o atual coeficient­e de incidência, é preciso adotar medidas efetivas de controle do vetor: o mosquito Aedes aegypti.

Nesse cenário, é fundamenta­l intensific­ar as visitas domiciliar­es dos imóveis pelos agentes de endemias e reforçar mutirões de limpeza urbana, a fim de melhorar a coleta e a destinação adequada de resíduos sólidos.

SOBREPOSIÇ­ÃO DE VIROSES

Em entrevista ao JC, a secretária de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, Zelma Pessôa, explica que, entre as notificaçõ­es de dengue, certamente existe sobreposiç­ão de viroses. “Como a dengue tem sintomas semelhante­s a outras doenças, há quadros que são registrado­s como suspeita de dengue e que, na verdade, podem ser gripe ou outra virose.”

Ela diz que uma manifestaç­ão comum, nos casos de dengue, é o exantema (manchas vermelhas na pele que podem aparecer entre o terceiro e o quinto dia de febre, quando esse sintoma já está reduzido). “Entre os pacientes atendidos nas nossas unidades de saúde, o exantema não tem sido relatado com frequência. Outro dado importante é que, dos casos notificado­s de dengue, apenas 30% apresentam resultado positivo para a doença.”

MUTIRÃO COM O EXÉRCITO

Como medidas de enfrentame­nto à dengue, Zelma anuncia que, neste sábado (13), o município de Jaboatão dos Guararapes realizará um mutirão de prevenção da dengue, zika e chikunguny­a. Os agentes de controle de endemias da Secretaria de Saúde municipal visitarão cerca de 3.500 imóveis na cidade.

A ação será feita em parceria com 70 soldados do Exército, que foram treinados pela equipe de vigilância ambiental de Jaboatão dos Guararapes.

O objetivo do mutirão é inspeciona­r imóveis na Avenida Córrego da Batalha, no bairro de Guararapes, a fim de identifica­r e tratar possíveis focos de reprodução do mosquito e, consequent­emente, impedir a proliferaç­ão das larvas. A ação será realizada das 8h às 13h.

Os soldados participan­tes receberam um treinament­o recente promovido pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, com o intuito de capacitá-los a atuar com os agentes de combate a endemias do município no controle das arbovirose­s.

VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE EM JABOATÃO DOS GUARARAPES

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciou, nesta quinta-feira (11), a vacinação contra a dengue. A imunização, neste momento, é destinada a crianças de 10 a 11 anos de idade. A aplicação da vacina será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, por demanda espontânea.

No dia da vacinação, é necessário que os pais ou responsáve­is apresentem documento oficial com foto, CPF ou cartão SUS da criança e leve um documento de identifica­ção.

Para consultar as unidades de saúde onde a dose é aplicada, basta acessar o site De Olho na Consulta.

 ?? MATHEUS BRITTO/PMJG ?? Soldados participan­tes receberam treinament­o promovido pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, com o intuito de capacitá-los a atuar com agentes de combate a endemias do município no controle das arbovirose­s
MATHEUS BRITTO/PMJG Soldados participan­tes receberam treinament­o promovido pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, com o intuito de capacitá-los a atuar com agentes de combate a endemias do município no controle das arbovirose­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil