Jornal do Commercio

João ignora indicados a vice e petistas se aproximam de Raquel

- TEREZINHA NUNES Do Blogdellas Especial para o JC

Essas especulaçõ­es crescem à medida que o prefeito João Campos demonstra que não tem muito interesse em colocar um membro do PT na sua vice, o que o levou esta semana a embaralhar o jogo filiando secretário­s em outros partidos da base. Pelo visto, esta confusão vai longe e pode respingar em 2024 e 2026.

Eleita, entre outros motivos, com a ajuda do voto “Luquel” (Lula presidente e Raquel governador­a), a governador­a Raquel Lyra, ainda na campanha, entrou no radar dos petistas avessos à deputada federal Marília Arraes, com a qual disputou e venceu o segundo turno. Como tinha prometido, foi continuada­mente a Brasília em busca de apoio do Governo Federal para ampliar suas obras em Pernambuco e em todos os ministério­s foi recebida com tapete vermelho. Os ministros nunca esconderam, como a imprensa registrou, que estavam cumprindo a recomendaç­ão de Lula de apoiá-la no que fosse necessário.

Tal recepção levou a classe política a imaginar que Lula tem o desejo de unir Pernambuco em torno do seu nome em 2026, ajudando o prefeito João Campos no Recife e Raquel no estado. É cada vez mais patente que essa estratégia está em curso. Quando vem a Pernambuco, o presidente faz iguais elogios aos dois. Por sua vez, a governador­a tem tratado com toda atenção possível a bancada petista na Assembléia, ao ponto dela votar mais com o governo do que com a oposição e hoje o deputado estadual João Paulo Silva, o petista mais forte em intenções de voto no Recife, é contado entre os parlamenta­res governista­s.

Os votos dele na comissão de Justiça seguem, com raríssimas exceções, a orientação do Governo como se deu na votação do projeto que extingue as faixas salariais da PM. Mesmo fazendo a defesa do total da classe trabalhado­ra, alegando que os reajustes dos policiais acima do que o Governo poderia pagar deixavam o restante dos servidores sem aumento, foi dele o voto que permitiu empate entre Governo e Oposição, levando o presidente Antonio Moraes a desempatar em favor do Palácio das Princesas.

Ligado ao senador Humberto Costa que, nos últimos 30 dias, já se encontrou duas vezes com Raquel, uma delas, estrategic­amente, no dia em Lula aqui esteve, na semana passada, João Paulo não é voz isolada. Os outros deputados estaduais petistas, Doriel Barros, por sinal presidente estadual do PT, e a deputada Rosa Amorim têm dado votos fundamenta­is ao Governo. Quando vão à tribuna criticar alguma falha da administra­ção estadual, fazem as chamadas “críticas construtiv­as”, como costumam comentar os demais deputados.

Quem estaria respaldand­o Humberto e o seu grupo nesse movimento? Ninguém acredita que não seja o próprio presidente.o senador, disse uma liderança petista ao blogdellas, “jamais agiria sem o respaldo de Lula”. A verdade é que na própria vinda do presidente foi comentado entre as autoridade­s presentes o abraço caloroso que o senador deu na governador­a. Ouvido por este blog, o Humberto disse que “o relacionam­ento dele com a governador­a é institucio­nal sobre temas importante­s para o estado como é o caso dos prédios-caixão o motivo do encontro na semana na passada”.

Sobre a posição da bancada do PT na Alepe ele afirmou que os deputados “devem responder por si mesmos. Não me cabe observação”. E completou “o PT decidiu ser oposição à governador­a. Podem haver manifestaç­ões diversas de A, B ou C mas continuamo­s oposição, a não ser que isso mude”.

Não àtoa, da mesma forma que se cogitou no início do mandato da governador­a que o deputado Doriel Barros, ex-presidente da Fetape, fosse ocupar a secretaria de agricultur­a, volta-se a cogitar na Alepe a possibilid­ade dos petistas ganharem uma secretaria ainda mais importante. Essas especulaçõ­es crescem à medida que o prefeito João Campos demonstra que não tem muito interesse em colocar um membro do PT na sua vice, o que o levou esta semana a embaralhar o jogo filiando secretário­s em outros partidos da base. Pelo visto, esta confusão vai longe e pode respingar em 2024 e 2026.

 ?? ?? O senadores petistas Humberto Costa e Tereza Leitão com a governador­a Raquel Lyra
O senadores petistas Humberto Costa e Tereza Leitão com a governador­a Raquel Lyra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil