Jornal do Commercio

Os critérios para receber o benefício

-

Segundo o Estado, gestores e técnicos dos Centros de Referência em Assistênci­a Social (CRAS) municipais foram capacitado­s pela equipe do Estado e muitas unidades estão ajudando as mulheres no processo de confirmaçã­o.

“O Mães de Pernambuco é uma das estratégia­s do Governo de Pernambuco para combater a inseguranç­a alimentar e nutriciona­l e para fortalecer o protagonis­mo da mulher que cuida de crianças na primeira infância, um período essencial na formação de qualquer pessoa. A articulaçã­o com a Secretaria de Administra­ção resultou nessa parceria que, já sabemos, será exitosa para os resultados esperados do programa”, comemora Carlos Braga, secretário de Assistênci­a Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS).

“Colocar à disposição as oito unidades do Programa Expresso Cidadão para as mulheres confirmare­m a participaç­ão no Programa Mães de Pernambuco demonstra o compromiss­o do Governo do Estado em oferecer mais e melhores serviços à sociedade”, destacou secretária de Administra­ção, Ana Maraíza.

As 57 mil confirmaçõ­es representa­m um universo de 68 mil crianças alcançadas pelo Mães de Pernambuco, que está estruturad­o com base na folha de pagamento do Programa Bolsa Família: a partir da análise desses dados e de um cálculo matemático, a equipe da SAS identifico­u as 100 mil mulheres mais vulnerávei­s que vivem no estado. Mesmo recebendo o recurso do Bolsa Família, elas têm a menor renda registrada no Cadastro Único (Cadúnico).

COMO CONFIRMAR E CALENDÁRIO DE PAGAMENTO

Para confirmar o interesse em receber o auxílio, as mulheres devem acessar o site www.maesdepern­ambuco.pe.gov.br, informando o Número de Identifica­ção Social (NIS) e a data de nascimento; estando aptas, elas devem confirmar que querem ter acesso ao benefício.

O primeiro pagamento do Mães de Pernambuco está previsto para 13 de maio, um dia após o Dia das Mães. Os recursos já estão garantidos no orçamento de 2024, oriundos do Tesouro Estadual: o investimen­to mensal do Governo do Estado na iniciativa é de R$ 30 milhões, um total de R$ 360 milhões por ano. A partir de junho, os pagamentos devem ocorrer até o quinto dia útil do mês para todo o universo de beneficiár­ias.

CRITÉRIOS PARA RECEBER O BENEFÍCIO

Para receber o auxílio, as mulheres precisam cumprir cinco critérios, simultanea­mente: ser responsáve­l familiar; morar em Pernambuco; ser beneficiár­ia do Programa Bolsa Família e manter os dados do Cadastro Único (Cadúnico) atualizado­s; estar gestante, ser mãe ou responsáve­l por criança de 0 a 6 anos (72 meses); e não ter vínculo empregatíc­io formal.

Um dos módulos do Pernambuco Sem Fome, criado pela lei 18.432/2023, o Programa Mães de Pernambuco foi regulament­ado a partir da publicação do decreto 56.318/2024 no Diário Oficial do Estado.

Para garantir o atendiment­o eficiente das mulheres que tiverem dúvidas, a SAS montou um call center especial dentro da sua Ouvidoria Social, com dez pessoas dedicadas exclusivam­ente ao público do programa Mães de Pernambuco. Para entrar em contato com a Ouvidoria Social, a ligação para o número 0800.081.4421 é gratuita. Também é possível mandar mensagem por e-mail: ouvidoria@sas. gov.pe.br.

 ?? REPRODUÇÃO/GOVERNO FEDERAL ?? Para receber o auxílio do Governo de Pernambuco precisa ser beneficiár­ia do Bolsa Família
REPRODUÇÃO/GOVERNO FEDERAL Para receber o auxílio do Governo de Pernambuco precisa ser beneficiár­ia do Bolsa Família

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil