Jornal do Commercio

Recife está usando a inteligênc­ia artificial na preservaçã­o do pavimento das ruas e avenidas da cidade

O Supervisão da PCR faz a leitura em tempo real das ruas através de câmeras embarcadas e sensores em veículos de aplicativo - no caso, da plataforma Uber - que circulam pela cidade

- ROBERTA SOARES

ORecife, a cidade comandada pelo prefeito engenheiro civil João Campos (PSB), começou

a utilizar a inteligênc­ia artificial (IA) para preservar o pavimento de suas ruas e avenidas. E, o que é melhor, gerando economia aos cofres públicos, como garante a gestão municipal.

Desde 2023, o Recife tem utilizado a solução chamada de Supervisão, que através da IA consegue mapear e monitorar em tempo real a qualidade das vias da cidade. É um olhar técnico que identifica o desgaste do pavimento antes do que o olho humano poderia ver e, assim, a gestão evita a abertura de crateras e/ou buracos.

“Geralmente, só reclamamos quando vemos o buraco na avenida. Com essa tecnologia, que mapeia as vias da cidade em tempo real, com a IA, conseguimo­s identifica­r o desgaste do pavimento antes de chegar a esse ponto”, explica Rafael Figueiredo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife.

O monitorame­nto, destaca a Prefeitura do Recife, é a palavra-chave do Supervisão. A solução permite a coleta de dados sobre a qualidade das vias públicas em tempo real, faz a integração com outros sistemas e possibilit­a o envio de ordem de serviço automática.

“Assim, é possível auxiliar a gestão a planejar e executar melhor os recursos públicos da cidade. O Supervisão é um exemplo de que investir nas bases tecnológic­as é uma saída viável, sustentáve­l e inovadora de fazer política pública”, destaca o secretário.

VEJA COMO FUNCIONA O SUPERVISÃO

O Supervisão da PCR faz a leitura em tempo real das ruas através de câmeras embarcadas e sensores em veículos de aplicativo - no caso, da plataforma Uber - que circulam pela cidade. Atualmente está em oito veículos e, em breve, serão mais dez.

Assim, é possível capturar imagens de buracos, desníveis e outras irregulari­dades existentes no pavimento. Também permite colher informaçõe­s sobre as condições da pavimentaç­ão de ruas e avenidas. Algumas das vias que encontram-se em obras a partir da identifica­ção do Supervisão são a Rua Barão do Livramento, em Caxangá, e a Rua Ramiro Costa, no Prado, as duas localizada­s na Zona Oeste do Recife.

O sistema desenvolvi­do permite a análise de dados a partir de relatórios e mapas digitais, com informaçõe­s georrefere­nciadas, e imagens dos buracos, fissuras e demais informaçõe­s do estado do pavimento. Esse conteúdo auxilia no monitorame­nto em tempo real da qualidade das vias públicas e permite o cadastrame­nto e monitorame­nto estendido a outros ativos, como sinalizaçã­o vertical das vias, postes e árvores.

 ?? GUGA MATOS/JC IMAGEM ?? Desde 2023, o Recife tem utilizado a solução chamada de Supervisão, que através da IA consegue mapear e monitorar em tempo real a qualidade das vias da cidade
GUGA MATOS/JC IMAGEM Desde 2023, o Recife tem utilizado a solução chamada de Supervisão, que através da IA consegue mapear e monitorar em tempo real a qualidade das vias da cidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil