Jornal do Commercio

Pessoas 50+ estão transforma­ndo suas vidas na universida­de

Conheça Dona Dorothi, de 90 anos, aluna dedicada do Unicap Prata 50+, que voltou ao mundo acadêmico para cursar Jornalismo

- CAIO PONCIANO

Com um quarto da população prevista para ter mais de 60 anos até 2043, voltara estudar, fazer um curso de Graduação, Especializ­ação, MBA,LLM, Mestrado, Doutorado, ou aind acursos e atividades de Extensãoéu ma oportunida­de de ingressar ou retornar à universida­de para realizar sonhos e objetivos, e expandir conhecimen­tos.

Um exemplo vivo dessa transforma­çãoé Don aD orothil irada silva, de 90 anos. Natural de São Lourenço da Mata, Região Metropolit­ana do Recife, e com cinco graduações no currículo, sua história com os estudos é marcada por determinaç­ão, persistênc­ia e um desejo constante de manter amente ativa.

“Aprendia lerem casa, com minha mãe, lá pelos meus sete anos. Depois, a vida me levou por outros caminhos, e aos 13 já estava trabalhand­o para ajudar em casa”, recorda Dorothi.

O antigo ginásio ficou para depois, mas o desejo de aprender nunca se apagou. Já casada, com três filhos, Dorothi estava determinad­a a retomar os estudos, se formou em Pedagogia e em Ciências Físicas e Biológicas e atuou como professora de matemática empalmares, na Mata Sul de Pernambuco.

“E olha só que história engraçada: nos anos 1980, precisavam de alguém para dar aula de Religião. Adivinha quem foi chamada? Eu mesma! Mesmo sema formação na época, me dediquei eme formei também em Ensino Religioso”, conta.

Se aposentou em 1994 e se mudou coma família para Olinda. Com o apoio dos filhos advogados, Dorothi retomou os estudos novamente, mesmo com seis filhos, dez netos e quatro bisnetos. “Optei por Direito, pois era a opção mais próxima em Olinda. Sempre tive o desejo de fazer Jornalismo, mas avida nos apresenta caminhos diferentes ”, disse.

Ela concluiu o curso de Direito no fim do ano passado e, por acreditar que nunca é tarde para realizar sonhos, já emendou na busca de mais uma formação. agora, aos 90 anos, dor othi finalmente está matriculad­a no curso que sempre quis: Jornalismo, na Universida­de Católica de Pernambuco (Unicap).

“Estou adorando, cercada por uma estrutura muito boa e por pessoas acolhedora­s, tanto alunos quanto professore­s. Estou lá quase todo dia e minha família tem razão: eu fico bem mais feliz quando estou estudando. É como se avida tivesse mais cor, mais graça”, diz, realizada.

Filipe Falcão, professor de Jornalismo na Unicap, destaca a participaç­ão ativa e enriqueced­ora de Dorothi na disciplina de Fundamento­s do Jornalismo, ressaltand­o sua habilidade em relacionar experiênci­as passadas com o presente, o que torna as discussões sobre a história e o processo jornalísti­co ainda mais interessan­tes.

“Quando agente vai falar da história do jornalismo, do processo de notícias, é muito interessan­te porque ela se lembra de acontecime­ntos do passado, ma sela também faz o exercício para a atualidade, então acaba sendo muito rico”, ressalta o professor.

UNICAP PRATA 50+

Dorothi faz parte do programa “Unicap Prata 50+: Universida­de não tem idade”, uma iniciativa inovadora da Católica para proporcion­ar mais qualidade de vida e dignidade às pessoas acima dos 50 anos. Evitando a ociosidade, o isolamento e a solidão, a instituiçã­o oferece condições especiais em formações de diversos níveis.

Cirlene Silva, assessora do projeto e coordenado­ra da pós-graduação em Gerontolog­ia edom inter( mestrado em psicologia clínica-qu ixa dá/ce),a credita que conviver e viver novas experiênci­as se traduzem em um novo sentido para vida dessas pessoas.

“É uma etapa do ciclo vital, que após anos de trabalho se chega a um momento da existência no qual poderá viver sonhos e projetos de vida antes adiados. Estudar nos ajuda a sublimar, ressignifi­car, dar sentido à vida. Ocuparmos o nosso tempo interagind­o com outras gerações, estimulamo­s o nosso cérebro, aprendemos e ensinamos”, pontua.

Foi a partir deste projeto, iniciado há cinco anos, que hoje a Universida­de Católica de Pernambuco está mais diversa, com estudantes de diferentes faixas etárias convivendo em um ambiente plural.

“A longo prazo, é ter as pessoas 50+ cada vez mais na Universida­de abrilhanta­ndo o espaço acadêmico com a sabedoria e experiênci­a que acumularam ao longo do tempo, o nosso, o seu espaço de encontro e reencontro”, diz Cirlene.

Para mais informaçõe­s sobre o Unicap Prata 50+, acesse: portal.unicap.br/prata.

 ?? GABRIEL FERREIRA/ JC IMAGEM ?? Dorothi com os colegas de turma do primeiro período de Jornalismo da Universida­de Católica de Pernambuco (Unicap)
GABRIEL FERREIRA/ JC IMAGEM Dorothi com os colegas de turma do primeiro período de Jornalismo da Universida­de Católica de Pernambuco (Unicap)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil