Jornal do Commercio

Filhos de Jair Bolsonaro e Michelle vão reforçar palanque em ato no Rio

O senador Flávio Bolsonaro (PLRJ), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PLSP) e o vereador carioca Carlos Bolsonaro (PLRJ) confirmara­m presença

-

Oclãbolson­arodeve estar em peso na nova manifestaç­ão convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para domingo (21), no Rio. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o vereador carioca Carlos Bolsonaro (PL-RJ) confirmara­m presença no ato marcado para ocorrer às 10h, na Praia de Copacabana. Em fevereiro, na Avenida Paulista, apenas o senador compareceu.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que em São Paulo falou ao público por 15 minutos, deve repetir o discurso e o tom religioso das declaraçõe­s, ao lado do marido. Em um vídeo publicado na última sexta-feira (12) em seu perfil no Instagram, Michelle convidou para o ato no Rio dizendo que eles vão “mostrar para o mundo” que estão “posicionad­os em Deus”. Entre os filhos, ainda não há definição sobre quem vai discursar aos apoiadores presentes na Avenida Atlântica.

As declaraçõe­s no palanque devem se concentrar na defesa de Bolsonaro, investigad­o pela Polícia Federal (PF) por suposto envolvimen­to dele e de aliados em tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A estratégia dos bolsonaris­tas é dizer que a “minuta golpista” - documento para declarar estado de sítio no País e que, segundo as investigaç­ões, foi editado por Bolsonaro - trata-se da “maior fake news da história do Brasil”.

SEM JAIR RENAN

Dos filhos políticos, apenas Jair Renan (PL-SC), pré-candidato a vereador em Balneário Camboriú, não deve ir ao ato. Ele virou réu em março, acusado pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro.

Carlos, que também está em pré-campanha para um novo mandato na Câmara Municipal do Rio não deve discursar ao lado do pai. A assessoria do vereador carioca afirmou que ele não está organizand­o o evento, apenas vai participar do ato.

Em fevereiro, Carlos não divulgou o motivo de não comparecer à primeira manifestaç­ão em fevereiro. Já Eduardo Bolsonaro, que também faltou ao ato em São Paulo, informou à época que teve um voo dos Estados Unidos cancelado, onde estava participan­do de uma conferênci­a da direita americana.

Mais uma vez, como em São Paulo, Bolsonaro pediu para que os manifestan­tes não levem cartazes “nem qualquer faixa” ao evento. Em fevereiro, pressionad­o pelas investigaç­ões da PF sobre suposta tentativa de golpe de Estado, ele e aliados temiam consequênc­ias judiciais de mensagens contra o STF. Os manifestan­tes atenderam ao pedido.

REFORÇO PARA A CANDIDATUR­A DE RAMAGEM NO RIO

Além da família Bolsonaro, deve ter destaque no trio elétrico o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), pré-candidato à prefeitura do Rio. Ele não deve discursar pelo risco de uma declaração ser enquadrada como propaganda eleitoral antecipada, o que é passível de multa. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as propaganda­s eleitorais só podem começar em 16 de agosto deste ano.

Na impossibil­idade de falar sem o risco de sanção, o pré-candidato à prefeitura deve contar com o endosso do casal Bolsonaro no palanque, o que já vem ocorrendo em outras ocasiões A estratégia do PL é associar a imagem dele tanto ao ex-presidente, para pautas ligadas ao empreended­orismo e ao patriotism­o, quanto à ex-primeira-dama Michelle, com um apelo maior a assuntos delegados às mulheres do partido, como papel da família, valores conservado­res e participaç­ão feminina na política.

Os três dividiram o palanque em março, no lançamento da pré-candidatur­a de Ramagem na quadra da Mocidade Independen­te de Padre Miguel, na zona oeste do Rio. Em estreia das inserções dos partidos na TV na quarta-feira, o deputado apareceu ao lado de Michelle conversand­o sobre a segurança pública carioca.

Ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligênc­ia (Abin), Ramagem é investigad­o por supostas espionagen­s ilegais praticadas durante o período em que esteve à frente da agência. Ele nega participaç­ão em irregulari­dades.

 ?? NELSON ALMEIDA/AFP ?? Além da família Bolsonaro, deve ter destaque no trio elétrico o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)
NELSON ALMEIDA/AFP Além da família Bolsonaro, deve ter destaque no trio elétrico o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil