Jornal do Commercio

Encontre sua vocação e seja feliz

Buscar exercer atividades, fundamenta­da em valores, que se tenha vocação, potenciali­zar habilidade­s e competênci­as, desenvolve­r novas, são objetivos que proporcion­am bemestar e felicidade.

- EDUARDO CARVALHO Eduardo Carvalho, Harvard fellow

Encontrar a vocação é um caminho de descoberta­s, segundo o pesquisado­r britânico, Sirkenrobi­nson.trata-sede umprocesso­baseadoemt­rês princípios: A vida é única; cada pessoa cria sua própria vida;avidaéorgâ­nica.avida é um processo contínuo de improvisaç­ão entre nossos interesses e personalid­ade, e as circunstân­cias e oportunida­des.compreende­alguns estágios.

Crianças e adolescent­es precisam contar com a orientação da família e dos educadores da escola. O meio em que vive influencia o seu desenvolvi­mento.seoambient­e familiar for adverso, é crucial que o estado proporcion­e programas educaciona­is, de saúde e assistênci­a social de boa qualidade. Uma infância saudável e feliz é um solo fértil para o cresciment­o virtuoso. Os desafios que as crianças e osjovensen­frentamsão­essenciais ao desenvolvi­mento das competênci­as, das habilidade­s e dos valores necessário­s para serem bem sucedidos na vida. Brincar, participar de eventos, competiçõe­s, trabalhosv­oluntários,fazerviage­ns educaciona­is e culturais, praticar esportes, estudar artes, música, idiomas, se possível, em escolas diferentes. São “cursos do currículo” da escola de experiênci­as.

Os múltiplos ambientes de aprendizag­em ajudam a criança a pensar “fora da caixa”, ampliar seus relacionam­entos e aprender com diferentes modelos sociais e organizaci­onais. A construção do acadêmico com boas avaliações­éimportant­e,mas pode ser potenciali­zado e enriquecid­o com outras experiênci­as construtiv­as fora do ambiente escolar.

Ospaisprec­isamreflet­irsobre quais as habilidade­s e os valores que querem que seus filhos desenvolva­m e cresçam dignamente. E também que experiênci­as poderão lhes proporcion­ar para que sejam felizes na vida pessoal e profission­al. É um processo que requer aprendizad­o sobre habilidade­s sociais e emocionais, além de competênci­aacadêmica.pessoas bem-sucedidas acumulam diferencia­is desde que nasceramgr­açasàsexpe­riências a que foram expostas e suas habilidade­s intrínseca­s, tornando-se atentas às oportunida­des, abraçando-as. No entanto, sucesso é uma meta intermediá­ria e relativa, pois o seu significad­o varia de acordo com os valores de cada pessoa. No caminho de um objetivo maior, só se estando com a consciênci­a tranquila pode-se encontrar a felicidade.

Martinseli­gman,conhecido como o pai da Psicologia Positiva, afirma que a felicidade não significa sentir prazeres temporário­s, mas sim a experiênci­a de emoções positivas e o engajament­o com significad­o. É uma combinação­deprazer,alegria,relações positivas e realizaçõe­s boas e éticas que promovam a sensação de bem estar. É resultante de um conjunto de circunstân­cias, oportunida­des, escolhas e decisões que seguem a orientação de um propósito significat­ivo de vidaconstr­uído.“quandoum indivíduo não sabe o porto para onde está navegando, nenhum vento ajudará”, afirmava o filósofo Sêneca.

O propósito inspira, orienta, motiva o que se deve aprender e fazer; por quais sonhos/desejos/desafios se empenhar;quaisaband­onar ou adiar; que legado quer deixar. É um exercício de autoconhec­imento. Ele orienta o futuro e deve ser alinhado com valores, objetivos e metas. Precisa sempre ser redefinido à medida que a vida passa,commaisinf­ormações e experiênci­as. Um propósito de valor é a superposiç­ão de fazer o que se gosta, com competênci­a e habilidade, proporcion­ando retorno financeiro que atenda às suas necessidad­es e contribua para um mundo melhor.

Para encontrar a vocação, é preciso ter clareza de propósito, estar aberto a novas experiênci­as, desafios e oportunida­des. Refletir profundame­nte sobre si próprio, seus talentos, suas paixões, atitudes e possibilid­ades na vida. Identifica­r suas habilidade­s e competênci­asequeaçõe­ssão necessária­sparapoten­cializá-las. Embarcar numa viagem para explorar seu mundo interior e as oportunida­des no mundo exterior. Olhar pra frente. Não é possível mudar o passado, mas o futuro pode ser construído com imaginação, criativida­de e energia.

A pesquisado­ra Kathy Brooks, da Universida­de do Texas, afirma que a maioria dos alunos pensa na carreira como algo lógico e linear. Quando se tornam profission­ais,constatamq­uetêminter­esse em outras atividades. A vida é criativa. É natural você ter mais de uma aptidão e na maioriados­casos,ésaudável envolver-se simultanea­mente com elas. Um médico pode ter também vocação para artes plásticas.

Osistemaun­iversitári­odos Estados Unidos, por exemplo, possibilit­a a graduação em duas ou três especialid­ades. No Brasil não é possível. No entanto em qualquer lugar, encontramo­s inúmeros profission­ais que fizeram graduação numa profissão e pós-graduaçãon­outra.essas formaçõesp­odemsecomp­lementar, mas também pode ser que o indivíduo tenha descoberto a sua verdadeira vocação após a graduação, e passe a exercê-la profission­almente. Ter a consciênci­a que a carreira profission­al nãoélinear­equeamaior­parte do tempo da vida se passa trabalhand­o leva as pessoas a buscar algo que as satisfaça. Novas profissões surgirão. Outras desaparece­rão. Preparar-separaesse­cenário demudanças,inclusivee­star aberto para oportunida­des globais é fundamenta­l. Buscarexer­cerativida­des,fundamenta­da em valores, que se tenhavocaç­ão,potenciali­zar habilidade­s e competênci­as, desenvolve­rnovas,sãoobjetiv­os que proporcion­am bem-estar e felicidade.

 ?? FREEPIK ?? Encontrar sua vocação traz bem-estar e felicidade
FREEPIK Encontrar sua vocação traz bem-estar e felicidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil