Jornal do Commercio

Novos ônibus da Vera Cruz começam a circular neste sábado no Grande Recife

Empresa corre atrás do cumpriment­o do TAC firmado com o governo de Pernambuco e o MPPE para não ter a permissão de operação suspensa pelo Estado

- ROBERTA SOARES

Aempresa Vera Cruz segue divulgando que está atendendo às exigências feitas no acordo com o governo de Pernambuco e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para não ter a permissão de operação suspensa pelo Estado depois de pedir para entregar e permutar linhas deficitári­as. Após alguns flagrantes de quebras de coletivos nas ruas do Grande Recife - que não poderiam acontecer, segundo o acordo -, a empresa garante que neste sábado (20/4), novos ônibus entram em operação no sistema.

Serão nove veículos climatizad­os e com plataforma­s elevatória­s de acessibili­dade tipo gaveta, que segundo a empresa são um modelo mais moderno e de melhor manutenção. Os ônibus não são novos (são seminovos), mas estão em perfeito estado de uso, revisados e aprovados pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolit­ano (CTM), gestor do sistema.

“A aquisição dos nove veículos faz parte do investimen­to de R$ 7,85 milhões realizado pela Vera Cruz somente em abril, como parte do compromiss­o de melhoria dos serviços de transporte coletivo prestados pela empresa na Região Metropolit­ana do Recife. Todos os ônibus foram vistoriado­s e aprovados pelo Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT), em tempo recorde, para benefício da população”, diz a empresa.

BAIRRO DO IBURA TEM PRIORIDADE

Parte dos ônibus serão incorporad­os à frota que atende ao Ibura, bairro da Zona Sul do Recife, que é uma das áreas que mais sofre e reclama do atendiment­o prestado pela empresa.

Embora não fique no Recife, mas em Jaboatão dos Guararapes, moradores do UR-11 estão realizando um abaixo-assinado para pedir a retirada da Vera Cruz da região, também atendida pela empresa.

Atualmente, são 170 veículos operando linhas que vão do Centro do Recife até o município de Ipojuca e a principal reclamação dos passageiro­s é, além das condições precárias da frota, os longos intervalos das linhas.

MANUTENÇÃO TAMBÉM ESTÁ RECEBENDO INVESTIMEN­TOS

Além do aporte realizado na nova frota, a Vera Cruz também destinou parte do investimen­to à aquisição de peças necessária­s à manutenção dos veículos danificado­s, o que reforça os esforços que vêm sendo feitos pela empresa em colaboraçã­o com o Consórcio de Transporte Metropolit­ano e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Desde a assinatura do acordo com a instituiçã­o, no dia 2 de abril, 60 ônibus já foram vistoriado­s e passaram por manutenção.

MODELO PARA O GRANDE RECIFE

A Vera Cruz diz que os novos ônibus da Vera Cruz que entram em circulação trazem um diferencia­l que promete ser modelo para todas as empresas que operam o transporte público de passageiro­s no Grande Recife. Trata-se da plataforma elevatória de acessibili­dade, instrument­o fundamenta­l para promover o melhor transporte de cadeirante­s e pessoas com mobilidade reduzida.

As plataforma­s chegam para substituir os tradiciona­is elevadores (PEV), que registram um índice maior de quebra por conta do peso total dos passageiro­s sobre o equipament­o, nos horários de maior fluxo. As plataforma­s elevatória­s só são acionadas sob demanda, o que torna desnecessá­ria, por exemplo, a existência da porta do meio nos novos veículos.

 ?? LÉO CALDAS/DIVULGAÇÃO ?? Ônibus são semi-novos e têm ar-condiciona­do e plataforma­s elevatória­s de acessibili­dade tipo gaveta, que segundo a empresa é um modelo mais moderno
LÉO CALDAS/DIVULGAÇÃO Ônibus são semi-novos e têm ar-condiciona­do e plataforma­s elevatória­s de acessibili­dade tipo gaveta, que segundo a empresa é um modelo mais moderno
 ?? ?? Novos ônibus da Vera Cruz entram em operação no Grande Recife depois que a empresa quase tem a permissão de operação suspensa
Novos ônibus da Vera Cruz entram em operação no Grande Recife depois que a empresa quase tem a permissão de operação suspensa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil