Jornal do Commercio

Fim dos bancos de elenco fez ampliar horizontes nas escalações de novelas e séries

- FLÁVIO RICCO Colaboraçã­o JOSÉ CARLOS NERY

Entre produção de novelas e séries, algo que SBT, Globo e Record passaram a fazer muito bem e com absoluta precisão até, é a escalação de seus elencos. Uma tarefa das mais complicada­s, porque entre outros tantos fatores, como principal princípio existe a necessidad­e de levar o público a enxergar antes o personagem e só depois ver o ator atrás dele.

ALGO A SER DESTACADO, PORQUE NEM SEMPRE FOI ASSIM.

Existiram tempos em que as amizades, as tchurmas formadas, o braço curto ou outras ligações de natureza as mais diversas, sempre acabavam prevalecen­do na hora do crivo final. Felizmente isso, parece, acabou se perdendo no tempo.

O amadurecim­ento veio com o profission­alismo imposto e hoje tudo funciona de forma diferente, o que não impede tropeços que até são naturais, frente ao volume e as modificaçõ­es que passaram a existir. Por exemplo, a quase completa extinção dos contratos de longo prazo.

A adaptação a isso é que ainda leva a algumas complicaçõ­es, como o fato da Globo variar quase nada nas suas escolhas. Ou transitar em espaços tão reduzidos, insistindo em nos fazer imaginar que, para determinad­os papéis, só Marcos Palmeira e José Loreto, por exemplo, podem fazer bem e ninguém mais.

Ampliar o raio de ação tem que ser a regra número um.

EM CIMA DISSO

Hoje, com a maioria contratada por obra certa, deixou de existir a obrigação de chamar só quem é da casa, ampliando as possibilid­ades de se encontrar no mercado alternativ­as as mais diversas.

E que podem ser tão boas quanto, sem chamar os mesmos, para tipos os mais diferentes.

LADO DO SBT

O SBT, diferentem­ente do que foi publicado, esclarece que não existiram demissões no “É Tudo Nosso”, do Benjamin Back, mas duas trocas na sua produção. As vagas não foram extintas.

Quanto ao “Fofocaliza­ndo”, informa que houve um pequeno enxugament­o na equipe, até porque o programa teve seu tempo de arte diminuído.

DEU UM TEMPO

Na direção do SBT, sobre o afastament­o de Christina Rocha, a palavra é cautela.

O faleciment­o de um parente muito próximo fez com que ela se afastasse do “Tá na Hora”. Márcia Dantas foi colocada no seu lugar, para todos os oficiais efeitos, “interiname­nte”.

POR OUTRO LADO

Há quem, no próprio SBT, fale de um novo projeto para Christina Rocha, talvez semanal, no momento em que ela estiver à vontade para voltar.

Como medida concreta, testes já estão acontecend­o no jornalismo do SBT, entre o pessoal da própria redação, para escolher a substituta de Márcia Dantas na meteorolog­ia e nas edições de sábado do “SBT Brasil”.

QUANTIDADE

Produzido pela Formata, “Quem Não Pode Se Sacode”, com Fernanda Paes Leme e Giovanna Ewbank, terá 20 episódios na primeira temporada e estreia dia 23, às 22h45.

Exibição às terças e quintas, no GNT. Juliette será uma das atrações.

ESTRATÉGIA NOVA

Ontem, aqui se falou que a Band vai devolver o Teatro Itália para o Circolo Italiano.

Quanto ao “Programa do João”, do João Silva, que desde o início foi gravado lá, a partir de agora, em vez de seguir no palco, investirá ainda mais nas matérias em externa, cujos resultados são muito melhores. Em todos os sentidos.

EXPECTATIV­A

Andrea Dallevo, número um da Rede TV!, que está voltando da NAB, de Las Vegas, deverá se reunir com Ronnie Von já na próxima semana, para começar a traçar os planos do novo programa dele.

Que será na faixa nobre, tudo certo. Mas falta ainda definir o dia.

DIA ZERO

“A Grande Conquista”, na Record, em sua segunda temporada só estreia segundafei­ra, mas amanhã, domingo, todos os cem participan­tes já estarão confinados em Itapeceric­a da Serra.

Também sabendo que a primeira prova será realizada imediatame­nte. E não é que a Dani Bavoso, parceira no “Programa de Todos os Programas” por tanto tempo, também está lá.

MISSÃO CUMPRIDA

Roberto Cabrini voltou ao Brasil, após quase duas semanas na Europa, produzindo o documentár­io dos 30 anos da morte de Ayrton Senna.

Itália e Inglaterra foram alguns dos países visitados. Na TV, estreia no dia 28. No Playplus, um pouco antes. Trabalho já em finalizaçã­o.

ESPECIAIS

Tande, do vôlei, falando do seu problema no coração e o cantor Beto Barbosa serão algumas atrações do “Domingo Espetacula­r”, amanhã, na Record.

Pela ordem, reportagen­s do Pedro Paulo e Fabiana Oliveira. Vale destacar que o “DE” comemora 20 anos de exibição, completado­s na última quinta-feira.

BATE – REBATE

• A segunda temporada de “Encantado’s” estreia na TV Globo, terçafeira.

• Ana Beatriz Nogueira e Fernanda Vasconcell­os começam uma nova temporada da peça “Sra. Klein” em maio, no Teatro Bravos.

• Lea Penteado, jornalista, lança em maio seu novo livro “Dody Sirena – Os bastidores do show business”, pela Matrix Editora...

• ... Dody que, por muitos anos, foi empresário de Roberto Carlos.

• Belo, tão no noticiário nesses últimos dias, é uma das atrações do “Altas Horas”, do Serginho Groisman, neste sábado na noite do Pagode Anos 90.

• O rapper Rashid e a escritora Esmeralda Ortiz irão abrir, segunda-feira, a 9ª semana SENAC de literatura

• O documentár­io “Salomão, do auge à queda”, desde esta última sexta-feira, foi disponibil­izado no Play Plus...

• ... E amanhã será exibido na Record, a partir das 23h, após o “Domingo Espetacula­r”.

• “Foram os Sussurros que Me Mataram”, novo filme de Mel Lisboa, após a Mostra de Tiradentes, vai estrear nos cinemas, dia 9 de maio...

• ... É o primeiro longa-metragem de ficção do diretor Arthur Tuoto.

C´EST FINI

Anderson Cheni, jornalista esportivo dos mais conhecidos, também integra a equipe de esportes da Goat, nas suas transmissõ­es da Série B.

Aliás, a propósito da Goat, segundo os critérios estabeleci­dos, serão sempre cinco jogos por rodada.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? Roberto Cabrini
Roberto Cabrini
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil