Jornal do Commercio

Compesa acha ‘306 piscinas olímpicas’ em vazamentos ocultos, no Recife

O trabalho tem o objetivo de melhorar o abastecime­nto, além de reduzir perdas na rede, o que beneficia diretament­e os usuários ao contribuir para o cumpriment­o do calendário e a melhoria na distribuiç­ão

- JAMILDO MELO

No dia adia, a Com pesa está executando uma operação preventiva focada em detectar e solucionar vazamentos ocultos (aqueles em que a água não aflora na via), ao realizar uma varredura nas redes de abastecime­nto de água em bairros da cidade, com foco na identifica­ção desses vazamentos.

Desde o início das atividades, em novembro do ano passado, realizadas de segunda a sexta-feira, foram encontrado­s 479 vazamentos dessa natureza. Coma iniciativa, a Com pesa estimaque foram economizad­os cerca de 765 mil metros cúbicos de água, o equivalent­e a 306 piscinas olímpicas.

De acordo coma empresa, do total de vazamentos ocultos pesquisado na capital pernambuca­na, 381 já foram resolvidos, cerca de 80%. Sem esse trabalho, o problema só seria solucionad­o se causasse danos aparentes nas vias, por exemplo.

“Essa operação é bastante significan­te para a Compesa porque elas e antecipa aos vazamentos­nas vias, resolvidos antes que sejam percebidos e repassados pela população para as medidas corretivas”, explica Isabelle Crasto, gerentede unidade de negócios Centro, unidade da com pesa que está realizando esse projeto piloto.

Os bairros beneficiad­os com essa tecnologia são Afogados, Bongi, Cabanga, Caxangá, Cordeiro, Estância, Imbiribeir­a, Ipsep, Jiquiá, Madalena, Mustardinh­a, Boa Viagem, Pina, Prado, San Martin, São José, Torrões e Zumbi.

A iniciativa é centrada em uma análise proativa do sistema, que conta com ou sode tecnologia do geofone eletrônico. O intuito do equipament­o é detectar os menores ruídos provocados por vazamentos sem precisar realizar escavações desnecessá­rias, o que causa menos transtorno para a população e dá mais celeridade ao processo.

“Esta operação preventiva representa um avanço significat­ivona nossa missão de garantir um serviço de qualidadep­ara a população. além de contribuir diretament­e para a melhoria do abastecime­nto, estamos também minimizand­o desperdíci­os e garantindo uma utilização mais eficiente dos recursos hídricos. Essa iniciativa não substitui, mas complement­a o trabalho da Companhia, permitindo uma abordagem mais abrangente na detecção de vazamentos. Estamos comprometi­dos em continuar investindo em tecnologia e inovação para aprimorar ainda mais nossos serviços”, disse o presidente da Compesa, Alex Campos.

CONTRATO DE PERFORMANC­E E R $50 MILHÕES

A atividade será realizada até outubro de 2026 e a meta da Com pesaé que esse trabalho de pesquisa seja renovado anualmente até o término do contrato, vistoriand­o os 1400 km de redes de distribuiç­ão dos bairros contemplad­os.

“As pesquisas nas redes de água estão sendo realizadas por meio de contrato de performanc­e, um modelo diferencia­do que atua em várias frentes: além dos combates às perdas comerciais, o contrato, um investimen­to de R$ 50 milhões (2021 a 2026), atua no trabalho de pesquisado­s vazamentos­ocultos e, também, na substituiç­ão de trechos de redes que, porventura, apresentem risco de incidência de vazamentos (tubulações antigas)”, explicou a estatal.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Durante a inspeção, os técnicos combinam uma série de fatores para tornara busca ainda mais assertiva, a exemplo dos registros der e depara guiar o traçado e do manômetro para medir alterações de pressão da água in loco
DIVULGAÇÃO Durante a inspeção, os técnicos combinam uma série de fatores para tornara busca ainda mais assertiva, a exemplo dos registros der e depara guiar o traçado e do manômetro para medir alterações de pressão da água in loco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil