Jornal do Commercio

Fundaj desenvolve pesquisa sobre infraestru­tura de escolas infantis em Pernambuco

O estudo está sendo desenvolvi­do na Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)

- MIRELLA ARAÚJO

Uma pesquisa desenvolvi­da na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) vai analisar os dados de infraestru­tura física e de serviços nas escolas municipais de educação infantil nos 184 municípios do Estado. A partir dessa análise, será desenvolvi­do um índice que vai ajudar a avaliar e melhorar o desempenho das políticas públicas de Pernambuco na área de educação.

“A motivação desta pesquisa se caracteriz­a na escassez de investigaç­ões desse objeto de estudo, sobretudo averiguand­o as questões enfrentada­s no âmbito da educação na primeira infância. Ademais, minha pesquisa de doutorado teve o papel de apresentar o cenário de algumas particular­idades do ensino básico no país, regiões e estados”, explicou o pesquisado­r João Gomes da Silva à coluna Enem e Educação.

“Então, o fato de haver uma lacuna a respeito de estudos abrangendo essa temática da situação escolar, da educação infantil, especialme­nte utilizando os microdados disponibil­izados pelo INEP, resume a principal questão de interesse desta pesquisa”, completou Silva.

A pesquisa foi iniciada ainda neste mês de abril e seguirá até março de 2025, podendo ser renovado por mais 12 meses. O estudo está sendo desenvolvi­do na Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) sob supervisão do pesquisado­r da Fundaj, Wilson Fusco, diretor da Dipes.

“Nós estamos trabalhand­o com indicadore­s de educação há 11 anos aqui na Fundaj, então já estamos criando uma tradição nessa área. Agente te maquina Fundação estudos sobre a primeira infância, massempreq­ua lita tivo.Éap rimei ravezqu evamos tratar de criar indicadore­s quantitati­vos para isso. Vamos fazer uma pesquisa quali quanti que é algo mais original”, afirmou o diretor e pesquisado­r Wilson Fusco.

JUNTOS PELA EDUCAÇÃO

A ideia da pesquisa surgiu quando João Gomes da

Silva trabalhou com grandes bases de dados sobre educação para o doutorado em demografia pela Universida­de Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que concluiu recentemen­te.

O tema da educação infantil ganhou mais atenção com o lançamento em junho do ano passado, pelo Governo de Pernambuco, do programa Juntos Pela Educação. O programa apresenta três prioridade­s: a expansão da rede pública, com ampliação de vagas, o aperfeiçoa­mento do modo de aprendizag­em e melhorias nas condições de deslocamen­to até a escola.a

O indicador em construção na Fundaj tem potencial para medir como essas ações do governo vão impactar as escolas. “Está pesquisa tem caráter inédito, por sera primeira a propôr esse aperfeiçoa­mento das prioridade­s do Programa Juntos pela Educação, apresentan­do essa proposta de analisara infraestru­tura e de serviço nas escolas, em especial os Centros de Educação Infantil (CEIS)”, disse o pesquisado­r visitante.

PRÓXIMOS PASSOS

A pesquisa foi aprovada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). Para a formulação do Índice de Infraestru­tura da Escola (IIE), a pesquisa vai definir quais serão os quesitos que serão incorporad­os, levando em consideraç­ão a infraestru­tura física e os serviços pedagógico­s ofertados pelas escolas.

Ou seja, na infraestru­tura, poderá ser avaliado se a escola tem laboratóri­o, brinquedot­eca, sala de vídeo ou biblioteca, por exemplo. Na parte de serviços, entram os tipos de práticas pedagógica­s que os centros educaciona­is infantis oferecem para as crianças e para a comunidade.

A ideia da pesquisa é também ter um diálogo prévio coma Secretaria Estadual de Educação para ajudar na escolha dos quesitos que irão compor a construção do índice. “Ao mesmo tempo, vamos falar coma Face pepa raque eles possam desenvolve­r uma linha de editais voltados para indicadore­s da educação”, destacou o diretor Wilson Fusco.

Além da formulação do índice, a proposta de pesquisa aprovada pela Facepe ainda prevê a realização de oficinas para os estudantes que fazem iniciação científica na Fundaj.

 ?? © ANTONIO CRUZ/ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL ?? A proposta de pesquisa sobre a educação infantil em Pernambuco também prevê a realização de oficinas para os estudantes que fazem iniciação científica na Fundaj
© ANTONIO CRUZ/ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL A proposta de pesquisa sobre a educação infantil em Pernambuco também prevê a realização de oficinas para os estudantes que fazem iniciação científica na Fundaj

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil