Jornal do Commercio

Tarifa Zero beneficia a saúde pública e o comércio local, além do transporte público

Os benefícios da gratuidade no transporte público como política social foram, mais uma vez, confirmado­s. Agora, por um estudo da Associação Nacional das Empresas de Transporte­s Urbanos (NTU)

- ROBERTA SOARES

Os benefícios da adoção da Tarifa Zero vão além do impacto nos sistemas de transporte público. Estudo da Associação Nacional das Empresas de Transporte­s Urbanos (NTU), entidade que representa os operadores privados dos sistemas no País, também constatou que há efeitos positivos externos para outros setores da economia.

Esses ganhos estão presentes na dinâmica social, econômica e urbana das cidades. Pelo menos é o que foi verificado em cinco das 12 cidades que foram alvo do estudo sobre a adoção da Tarifa Zero universal - ou seja, quando não há nenhuma cobrança no transporte urbano de ônibus.

Atualmente, 106 municípios do País oferecem a gratuidade diariament­e. São cidades que reúnem mais de 5 milhões de habitantes. O levantamen­to comparou a quantidade de passageiro­s antes e depois da adoção do passe livre.

IMPACTO POSITIVO NA SAÚDE PÚBLICO, COMÉRCIO E SERVIÇOS

Em São Caetano do Sul (SP), foi verificado, a partir de notícias divulgadas, a diminuição do índice de remarcaçõe­s de consultas médicas na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e a redução das filas de espera, no terminal de ônibus, para utilização dos automóveis que trabalham para plataforma­s de aplicativo­s.

Emparanagu­á(pr),foipublica­da uma redução do número de sinistros de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define, segundo a ABNT) de 40%, e um acréscimo de 30% das vendas realizadas no comércio local.

O aqueciment­o do setor econômico local também aconteceu em Caucaia-ce, segundo a NTU. E o município credita à Tarifa Zero um aumento de 25% no faturament­o do comércio e do setor de serviços, com acréscimo de 25% na arrecadaçã­o do município.

GERAÇÃO DE EMPREGOS TEVE AUMENTO EM MINAS GERAIS

Já a prefeitura de Ituiutaba (MG) indicou impacto positivo na geração de empregos, além da redução dos tempos de viagem. Em Maricá-rj, segundo a própria empresa pública de transporte, a renda familiar foi menos comprometi­da em aproximada­mente 20%.

No estudo, entretanto, a NTU ressalta que ainda existe uma carência de dados que comprovem os impactos da Tarifa Zero e que é importante a implementa­ção de processos de fiscalizaç­ão e monitorame­nto permanente­s para acompanhar os resultados da política.

 ?? GUGA MATOS/JC IMAGEM ?? Brasil já tem 106 cidades onde a Tarifa Zero é universal no transporte coletivo, ou seja, não há nenhuma cobrança no transporte urbano de ônibus
GUGA MATOS/JC IMAGEM Brasil já tem 106 cidades onde a Tarifa Zero é universal no transporte coletivo, ou seja, não há nenhuma cobrança no transporte urbano de ônibus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil