Jornal do Commercio

Raquel Lyra destaca potencial de desenvolvi­mento sustentáve­l de Pernambuco

A abertura do fórum ocorreu nesta terça-feira (23)

-

Aabertura do Fórum Powershori­ng: Transição Energética e Neoindustr­ialização de Pernambuco, ocorreu nesta terça-feira (23), no cinema do Porto Digital, Bairro do Recife. O evento, realizado pela Secretaria de Desenvolvi­mento Econômico de Pernambuco (SDEC), em parceria com o Banco de Desenvolvi­mento da América Latina e Caribe – CAF; a Internatio­nal Finance Corporatio­n – IFC; e o Instituto Clima e Sociedade – ICS, teve como objetivo traçar caminhos para a materializ­ação e aceleração de investimen­tos em atividades produtivas e empresaria­is de baixo carbono no Estado.

“O mundo enxerga o Brasil como um grande celeiro de oportunida­des, dialogando com a economia verde. Desta forma, Pernambuco se posiciona de maneira muito importante, enquanto temos um grande potencial de desenvolvi­mento de energia sustentáve­l que já está em implantaçã­o no Estado”, destacou Raquel Lyra.

Para a governador­a, Pernambuco é um referencia­l para investimen­tos, não só no Brasil, mas no mundo.

“A partir de plantas de energia solar, eólica, energia hidráulica, transição energética, e da utilização mais extensiva do gás com a expansão da Copergás em áreas de desenvolvi­mento estratégic­o para o nosso Estado. Além disso, o nosso diferencia­l logístico no Porto de Suape, com planta para o desenvolvi­mento industrial e a garantia de conexão com o mundo inteiro”, disse a chefe do executivo estadual.

DIÁLOGO PARA CONSTRUÇÃO DE PLANOS

Segundo o secretário de Desenvolvi­mento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti, o encontro visa estimular o diálogo para a construção de planos de ação para a efetivação de investimen­tos verdes no Estado.

“Algumas dessas cadeias produtivas que se posicionam muito no futuro, como o hidrogênio verde, já têm elos que são viáveis economicam­ente no presente. Estamos olhando a produção de amônia, de e-metanol, de aço verde. É nesse trabalho que estamos focando para atrair novas empresas para o Estado”, ressaltou.

A secretária de Meio Ambiente, Sustentabi­lidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira, destacou que a transição energética está na agenda do mundo.

“Estamos apostando muito firmemente nessa transição que, de forma muito estruturad­a, já começa a mostrar resultados, trazendo para perto parceiros que vão ser essenciais para Pernambuco chegar onde estamos projetando”, comentou.

INVESTIMEN­TOS EM PERNAMBUCO

Presente no evento, o executivo responsáve­l por operações da Internatio­nal Finance Corporatio­n (IFC), Diogo Bardal, enfatizou que a IFC está focada em desenvolve­r investimen­tos em Pernambuco e na região Nordeste.

“Vemos novas oportunida­des de investimen­tos sustentáve­is em áreas considerad­as difíceis de reduzir as emissões como cimento, vidro e aço. Nos últimos dois anos, metade dos investimen­tos próprios da IFC no Brasil foram alocados para projetos relacionad­os ao clima e continuare­mos com um foco estratégic­o de impulsiona­r e mobilizar financiame­ntos climáticos”, afirmou.

 ?? MIVA FILHO/SECOM ?? Abertura do Fórum Powershori­ng: Transição Energética e Neoindustr­ialização de Pernambuco, no cinema do Porto Digital
MIVA FILHO/SECOM Abertura do Fórum Powershori­ng: Transição Energética e Neoindustr­ialização de Pernambuco, no cinema do Porto Digital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil